25/04/2011 08h54 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

Show 'Crioula' acontece no feriado do Dia do Trabalho

No dia 1º de maio, às 19h, no Theatro Carlos Gomes, acontece o show "Crioula". O espetáculo cênico-musical estreou em 2010 só para convidados e agora recebe o grande público.

Com direção geral de Tarcísio Santório e direção artística de Jace Theodoro o espetáculo reúne três cantoras consagradas no cenário musical do Espírito Santo, são elas: Idalina Dornellas, Jully Victoria e Vera da Matta, acompanhadas pelos renomados músicos Cecitônio Coelho (violão de 7 cordas), Otávio Ribeiro (contrabaixo), Bruno Souza (cavaco), Pequê Santos e Fabinho SP (percussão).

Sobre o show

O Brasil é um país vário. E o Espírito Santo - não poderia ser diferente - faz parte dessa diversidade étnica, do saboroso caldo cultural que alimenta credos, cores e saberes. A idéia é juntar num único caldeirão - o palco - a variedade sonora que um ritmo como o samba, pode oferecer. Pode-se ouvi-lo em várias escalas: samba-choro, samba clássico, samba canção ou de gafieira. É passeio para muitos caminhos melódicos, infinitas estradas rítmicas.

O repertório traz clássicos como: Brasileirinho, Acreditar, Alguém me avisou, Olhos Verdes ou A volta da Gafieira, num set list musical cheio de ginga e jogo de cintura, o mesmo que faz do nosso povo um forte e alegre guerreiro. Todos os sambas são espelho e reflexo da rica cultura brasileira, fonte inesgotável de beleza e sabedoria popular.

O show reúne três cantoras de estilos e formações diversas que, em tese e numa visão curta, não poderiam se juntar por conta das diferenças nas escolhas. Nada disso. É a diferença que as une e as conduz até o palco. O encontro entre Idalina Dornelas, Jully Victoria e Vera da Matta é um daqueles raros momentos de comunhão artística.

Em comum, as três intérpretes têm a alegria de viver, belas vozes e o bom-humor que salva qualquer convivência. E mais o bom gosto artístico, fundamental para a qualidade do espetáculo e que, em nenhum momento, subestima o gosto do público, a quem qualquer artista deve reverenciar.

Entre as "crioulas" Idalina e Jully, está a "branca" Vera da Matta. A visão reduzida pode perguntar o que ela estaria fazendo no show chamado "Crioula". Porque as três são brancas e negras e índias. Porque as três, independente de cor, têm a alma capixaba e brasileira e, portanto, são tudo isso, sem a cor para distrair a audição de quem as ouve. Até porque Vera tem, de fato, ascendentes negros, assim como as outras cantoras são mestiças como são todos os brasileiros.

A democracia racial está longe de se concretizar nestes tempos de intolerância e divisão de cores. Mas o nosso trio crioulo sobe ao palco para dissipar quaisquer diferenças que não valham à pena e reforçar as diversidades necessárias. É uma reunião de amor à música, o canto regido pela alegria, a possibilidade de três vozes conviverem em harmonia, esta que o samba promove sempre que dizem que ele está agonizando.

A elas, se uniu Jace Theodoro que, em participação especial, realiza a Direção Artística do Show. Jace empresta ao espetáculo doses de humor e irreverência, características do seu temperamento artístico.

"Crioula" reforça a crença de que o samba não morrerá jamais, enquanto houver vozes como as de Vera, Jully e Idalina fazendo jus ao anel de bamba que elas merecem usar.

Prêmio da Música Popular Brasileira

A música "Acreditar" (Dona Ivone Lara/Délcio Carvalho) interpretada pela cantora Jully Victoria neste projeto ficou entre as 10 finalistas no Prêmio da Música Popular Brasileira, concorrendo com mais de 3.500 intérpretes.

Ficha Técnica:

Voz: Idalina Dornellas, Jully Victoria e Vera da Matta

Violão: Cecitônio Coelho

Cavaco: Bruno Souza

Contrabaixo: Otávio Ribeiro

Percussão: Fabinho SP e Pequê Santos

Dançarino: Renato Santos

Direção Geral e Direção de Produção: Tarcísio Santório

Direção Artística: Jace Theodoro

Co-Produção: Júlia Sodré

Figurinos: Luza Carvalho

Designer Gráfico: Max Daré