27/06/2011 07h30 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

Sérgio Mamberti e Marcelo Manzatti debatem diversidade cultural na Biblioteca Pública

O secretário de Políticas Culturais do Governo Federal, Sérgio Mamberti; e Marcelo Manzatti, gerente da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) participam de um debate no auditório da Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (BPES), na próxima terça-feira (28), às 19 horas. A roda de conversa será mediada por Fábio Malini, coordenador do Laboratório de estudos sobre Internet e Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A entrada é franca.

O debate tem como tema a diversidade cultural no Brasil e no Estado, e os desafios de promover uma convivência harmoniosa entre as diferenças, tanto políticas, sociais e culturais. Os participantes tratam também a questão de que a visibilidade da diversidade cultural só será uma ferramenta importante para a construção de uma sociedade mais igualitária, se for associada à educação e ao respeito.

O objetivo é valorizar a diversidade cultural para fazer com que segmentos socioculturais da sociedade se encontrem, se conheçam e possam conviver com respeito. Outra intenção da mesa-redonda é levar aos participantes, a oportunidade de conhecer as políticas públicas e as experiências individuais vivenciadas nessa área.

A ação é direcionada aos grupos e mestres das culturas populares, indígenas, ciganos, idosos, representantes das comunidades tradicionais de terreiro, imigrantes, produtores da cultura da infância, jovens do movimento Hip Hop, pessoas com deficiências ou transtorno mental, mulheres e trabalhadores formais e informais do campo e da cidade, entre outros.

Convidados

Sérgio Mamberti também é ator e diretor com sólida carreira nos palcos e na TV. Além de ser ligado a importantes iniciativas de fomento das atividades teatrais desde fim dos anos 1960.

O outro convidado, Marcelo Manzatti, é antropólogo e também membro da coordenação do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).

Fábio Malini, é professor adjunto do Departamento de Comunicação da Ufes, Pesquisador-Associado do Laboratório de Estudos sobre Território e Comunicação, e do Laboratório CiberIdea, ambos da UFRJ. Possui ampla experiência na área de Comunicação, com ênfase em Redes Sociais, Território e Novas Mídias.

Debate "Valorização da Diversidade Cultural"
Convidados: Sérgio Mamberti e Marcelo Manzatti
Mediador: Fábio Malini
Data: terça-feira (28)
Local: auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo
Endereço: Av. João Batista Parra, 165 - Vitória
Telefone - (27) 3137 9349.
E-mail - sebp@secult.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Secult