16/11/2011 10h43 - Atualizado em 05/01/2017 15h46

Seminários de educação patrimonial continuam neste fim de semana

Série de seminários nos cinco sítios históricos terá continuidade nos próximos dias 26 e 27, em Muqui e São Pedro do Itabapoana

Numa ação em parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Instituto Sincades, continua, neste fim de semana, sábado e domingo, a série de Seminários de Educação Patrimonial. Agora será a vez dos sítios históricos de Muqui (26/11) e São Pedro do Itabapoana (27/11) a receberem os seminários para discutir, junto com a comunidade, formas de preservação do patrimônio local.

O objetivo dos seminários é fortalecer o patrimônio cultural do Estado, por meio de ações preservacionistas, sensibilizando, conscientizando e informando as comunidades residentes nos sítios e no seu entorno.

Os cinco sítios contemplados - Itapina (Colatina); Santa Leopoldina; Muqui; São Pedro do Itabapoana (Mimoso do Sul); e o Porto de São Mateus - concentram boa parte do patrimônio cultural tombado no Estado e representam a identidade cultural capixaba. "O patrimônio arquitetônico ou edificado convive com o patrimônio imaterial. As edificações e os os grupos da cultura popular, o artesanato e a gastronomia, definem e identificam o patrimônio cultural de cada cidade", explica Joelma Consuêlo Fonseca e Silva, subsecretária de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

Por isso e diante de tantas especificidades e singularidades, a comunidade local precisa de informações a respeito de seu patrimônio cultural, por que é ela a verdadeira guardiã de seu patrimônio. É aí que entra a educação patrimonial, que envolve o estudo, a valorização, e a promoção do conhecimento e do reconhecimento dessa riqueza entre os moradores do sítio.

Outro objetivo dos seminários é o envolvimento de professores de escolas públicas de ensino médio dos municípios localizados na região de cada sítio histórico. Os professores serão capacitados para realizarem visitas técnicas aos sítios históricos com seus alunos e se tornarem multiplicadores do valor que cada sítio histórico representa para a nossa história e cultura.

Música em Muqui e São Pedro do Itabapoana

Muqui, cidade que abriga 40 residências que possuem pelo menos um piano, abordará a música nas palestras sobre o patrimônio. O encontro será realizado no sábado (26), e terá a presença do músico Fabiano Araújo. Ele falará sobre "Diversidade Musical", abordando ritmos que vão do clássico ao samba. Está programado também um concerto de bandolim para o fim da tarde.

A música também será abordada nas palestras do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul. A localidade ficou conhecida pelo Festival de Sanfona e Viola, que anualmente atrai músicos e turistas de todo o País. A orquestra de Sanfona e Viola, formada no local, fará um concerto, logo após a palestra de Fabiano Araújo. As atividades acontecem na conhecida Casa de Câmara e Cadeia.

Teatro em São Mateus

O seminário termina no dia 10 de dezembro no Sítio Histórico de São Mateus. As atividades ocorrerão no Teatro Largo do Chafariz, no Porto, onde anualmente é realizado o Festival Nacional de Teatro. Além das palestras, está programada a peça "O Estranho e o Cavaleiro" da Companhia Taruíras mutantes, com o ator Reginaldo Secundo. A montagem, que utiliza a multimídia como elemento cenográfico, já percorreu o País.

1º Seminário de Educação Patrimonial no "Sítio Histórico de Muqui"
Data: 26/11/2011
Local: Salão Paroquial da Matriz São João Batista
Endereço:  Rua Cel Luíz Carlos, nº 55 - Centro - Muqui