06/02/2013 15h31 - Atualizado em 05/01/2017 14h44

Selo e carimbo em homenagem a Rubem Braga são lançados na Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo

06/02/2013

Na manhã desta quarta-feira (06), foi realizado o lançamento do selo e carimbo postais em comemoração ao centenário de Rubem Braga. Realizado no auditório da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPES), o evento reuniu autoridades, parentes e admiradores do grande e reconhecido cronista cachoeirense. As duas peças comemorativas foram criadas a partir da parceria entre a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e os Correios. 

O secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Maurício José da Silva, ressaltou que a homenagem é mais do que justa e integra o calendário comemorativo do centenário de Rubem Braga. "Trata-se de reconhecer e fazer circular a memória de um dos mais importantes artistas do Espírito Santo", afirmou o secretário. Para o Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, o escritor homenageado soube, como nenhum outro, registrar o cotidiano da "Capital Secreta do Mundo". "As crônicas de Rubem Braga, além do seu caráter universal, expressam o jeito de ser do cachoeirense", disse o Prefeito.

Sobre as peças

O selo comemorativo é composto por duas imagens distintas separadas por uma linha picotada. No fundo da primeira imagem é possível visualizar a Bandeira Nacional tremulando e, à frente, um ipê amarelo, árvore cuja flor é considerada símbolo nacional. A segunda imagem traz um dos símbolos de Cachoeiro de Itapemirim: a pedra do Itabira. Em primeiro plano, traz impressa fotografia de Rubem Braga. Já o carimbo postal imprime traços fortes que compõem o rosto do homenageado. A arte das duas peças foi desenvolvida pela sobrinha do escritor, a artista plástica Raquel Braga.

Foram produzidas 1.000 folhas de selos, totalizando 12 mil unidades, que serão entregues à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim para que faça a devida distribuição. O carimbo ficará por 30 dias na Agência Filatélica, localizada na Agência Central dos Correios, em Vitória, onde será usado nas correspondências. Posteriormente, segue para a Agência Central de Vendas a Distância dos Correios, no Rio de Janeiro, ficando à disposição dos marcofilistas (colecionadores de carimbos) do Brasil e do mundo por 120 dias. Por fim, o carimbo vai para Brasília, onde irá perpetuar a marca no Museu dos Correios.

Segundo o assessor técnico dos Correios, José Vicente Santolini Ferreira, por meio dessa homenagem, a imagem desse importante escritor será eternizada e propagada pelo Brasil e pelo mundo. "É uma satisfação para os Correios fazer parte das comemorações do centenário de Rubem Braga, capixaba que foi um dos maiores cronistas brasileiros", afirmou. Durante o lançamento, as autoridades presentes e a senhora Ana Graça Braga de Abreu - irmã do homenageado - realizaram os primeiros usos do carimbo comemorativo. Também prestigiaram o evento a secretária municipal de Cultura de Cachoeiro de Itapemirim, Joana D'Arck Caetano, a secretária municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, Cristiane Paris, e o deputado Estadual Marcos Mansur.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
Tel.: 3636 7111/9902-9302
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard