21/08/2013 14h38 - Atualizado em 05/01/2017 14h26

Segunda etapa do Espírito Mundo 2013 começa com ações simultâneas na França e na Itália

 
Artistas capixabas participam da segunda etapa do Espírito Mundo 2013 


Em sua sexta edição o Espírito Mundo, conjunto de festivais cujo objetivo é a internacionalização da arte e da cultura brasileira para intercâmbio, entra na sua segunda etapa com uma série de atividades artísticas e culturais na Itália e na França. As etapas em Portugal e Inglaterra já foram cumpridas. Neste ano, além da música, carro chefe de todas as edições anteriores do festival, foram realizadas ações que contemplam o patrimônio material e o imaterial capixaba, oficinas de grafite, apresentações de dança e outras intervenções.

Shows, residências artísticas, master classes, performances, lançamentos literários e intervenções que envolvem a cultura popular e a arte, especialmente as existentes e produzidas no Espírito Santo, estão no cardápio dos eventos, com 40 artistas em cerca de 250 atividades, algumas delas simultâneas. O projeto, de iniciativa do Instituto Quorum e apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), começou em 2006 com o objetivo de promover e fomentar a internacionalização da cultura e arte brasileiras. 

Portugal, Inglaterra, Itália e França

Portugal - O Espírito Mundo 2013 começou em Vila Nova de Gaia, no Porto, com a participação oficial da subsecretaria de patrimônio da Secult, quando foram lançados um glossário guarani x português produzido pelo índio guarani Werá Dkjekupé, residente na aldeia de Três Palmeiras, em Aracruz. Ele também participou de palestras sobre saberes indígenas e apresentou o filme Ritos de Passagem, de sua autoria e produzido pelo cineasta também capixaba Ricardo Sá. Além disso, a subsecretaria de patrimônio da Secult visitou instituições e empreendimentos com foco na área de patrimônio e preservação, com o objetivo de estabelecer parcerias futuras, dentre elas com a  casa Museu Teixeira Lopes, um dos espaços mais importantes na Europa na área, e a Cooperativa Artística e Escola Árvore, instituição com atuação na cidade do Porto que possui capacitação na área de restauro de patrimônio arquitetônico. Outros capixabas que participaram desta edição foram Rubiane Maia (performance), Milene Paixão e Luis Carlos Cardoso (Cia. Anônimos de Teatro). A eles se juntaram artistas de outros estados, como Paulinho Beissá, Hurate Vencedor (música), Cia Soma (Dança), e Cândido Fonseca e Rafael Machado (audiovisual) que interagiram com os artistas portugueses e capixabas ao longo da estadia no Porto, em julho.
Inglaterra - O Espírito Brum, realizado na cidade de Birminhgam, Inglaterra, ganhou outro formato neste ano. No lugar de ações concentradas em uma semana, o festival abrigou artistas do Espírito Santo e de outros estados do Brasil em circulação na Europa no período de junho e agosto. O Violonista Wanderson Lopez fez concertos em Birmingham onde lançou CD gravado nas edições anteriores em parceria com o tablista indo-inglês Mendi Singh músicos europeus e na cidade de Vila Nova de Gaia. O grafiteiro Ficore produziu com artistas locais e deixou obras que permaneceram lá para venda com recursos destinados a instituições filantrópicas para imigrantes na Inglaterra. Além deles se apresentaram Flautins Matuá, João Arruda e o grafiteiro Binho, de São Paulo.

Itália - Em parceria governamental com a região da Puglia e a associação Bass Culture foi realizado o Palco Espírito Mundo no L´Acquaintesta  Festival (29 e 30 de junho), com a presença das bandas Amazônica, Seubené, Edu Marron e a cantora Tulipa Ruiz,  e no Locus Festival, (09 e 10 de agosto) com as presenças de Duo Giz Branco (música - Rio de Janeiro) e o projeto Ccoma (música, Rio Grando do Sul) e Jacques Morelembau (Rio de Janeiro, música). 


Segunda Etapa do Espírito Mundo 2013 (Italia e França)

Na região de Basilicata, ainda no sul da Itália, o projeto Brasilicata Tour, em Basilicata, Itália, acontecem ações diárias até dia 22 de Setembro. Os capixabas Ficore (grafite e hip-hop) e Cidade do Reggae (reggae) participam com artistas e grupos de outros estados como Amazônica, Cia Soma de Dança, Quinteto São do Mato, Quarteto Quadrantes, Projeto CComa e Banda Dona Joana. Serão cerca de 70 apresentações e atividades entre junho e setembro, incluindo os palcos Espírito Mundo nos festivais Metaponto Bit e Polino. 
França - No dia 17 de agosto o palco Espírito Mundo contou com a presença do Grupo Mawaca em Cannet des Maures, na região francesa de Var, na programação do Festival Chien Rouge, em parceria com a prefeitura da cidade.

Entre os dias 29 de Agosto e 01 de Setembro, em Aix-en-Provence, França - acontece o IV Festival Espirito Provence em parceria com a Associação Portulan e com o conservatório de música da cidade no projeto Musique dans la Rue. Apresentações artísticas, master class e oficinas de música, dança e performance com a capixaba Suely Bispo, Soraia Drummond (música, Bahia), João Arruda (música São Paulo), Guilherme Lacerda (música, Rio de Janeiro), Cia Soma de Dança (São Paulo) e Quarteto Quadrantes (música São Paulo) . 

Celles-sur-Belle, na região de Poitou Charrentes, França, foi a primeira cidade a abrigar o Espírito Mundo. E neste ano, no período de 10 a 15 de setembro, receberá o Coletivo Expurgação, que realizará uma intervenção videográfica  poesia, música e artes visuais entre artistas brasileiros e franceses. 
O fotógrafo Caio Perim é outro que participará do Espírito Mundo nesta cidade. A sala de exposições da Abadia Real de Celles vai abrigar uma mostra fotográfica realizada por ele que faz parte da jornada do patrimônio europeu, uma ação dos ministérios da Cultura e de Comunicação da França. As fotos de Caio Perrim retratam o patrimônio do Espírito Santo em 20 painéis produzidos pra este fim. 

Para a produtora do Espírito Mundo, Aline Yasmin, um dos trunfos do festival é promover o intercâmbio entre artistas de países e linguagens diferentes. "Neste ano os capixabas do Companhia do Reggae compuseram canções com os grupos italianos  Brasilisk Roots e Krikka Reggae, o grafiteiro capixaba Ficore ganhou uma placa no mural que produziu na cidade de Spinoso, tornando-o patrimônio artístico da cidade. O Projeto Ccoma produziu dois videoclipes com fotografia do capixaba Gabriel Bolzan. "É natural que haja este intercâmbio, na verdade ele é a essência do Espírito Mundo e acontece não somente com os europeus, mas também entre os próprios brasileiros que interagem e produzem juntos", disse a produtora.

Calendário Espírito Mundo:
Espírito Basilicata Tour - ações semanais até 22 de setembro
Espírito Provence - Aix-en-Provence, 28 de agosto a 01 de setembro
Espírito Poitou - Celles-sur-Belle, 10 a 15 de setembro



Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br




Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard