26/01/2010 08h43 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

Secult viabiliza inauguração de teatros em Itaguaçu, Baixo Guandu e Afonso Cláudio

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) celebrou convênio com três prefeituras para viabilizar a inauguração de teatros em Itaguaçu, Baixo Guandu e Afonso Cláudio. O investimento total será de R$ 5,4 milhões, recursos que serão utilizados para financiar as obras de reforma, ampliação e readequação dos espaços, e inclusive para adquirir equipamentos e material permanente.

Em Itaguaçu, o investimento de R$ 1,8 milhão estará concentrado no Teatro Paroquial, conhecido anteriormente como Cine Esperança. O palco será ampliado para possibilitar apresentações de maior porte. Passará de 37 para 95 metros quadrados. O espaço destinado à plateia será readequado. Comportará no total 298 lugares, cinco destes destinados à portadores de necessidades especiais. Todas as cadeiras serão substituídas.

Além da climatização, o foyer ficará mais confortável. Passará de 22 para 65 metros quadrados. Serão implantados equipamentos de cenotécnica, como grelha metálica sobre o palco, vestimentas cênicas, sonorização e iluminação. Será criada também uma sala de projeção e sonorização.

Em Baixo Guandu o investimento será de R$ 1,9 milhão. O Cine Teatro Alba, considerado o segundo maior cine teatro do Estado, e inaugurado em 1956, será reformado e restaurado, com o cuidado de resgatar o edifício na sua forma original, bem como, incluir equipamentos e conceitos atuais para apresentação de cinema em digital e teatro.  As mudanças começam pelo palco, que será ampliado. A platéia comportará 412 lugares, sendo que oito serão reservados para portadores de necessidades especiais e obesos. O sistema de ar-condicionado será do tipo central para auditório e palco.

Além da criação de espaços destinados a coxias, depósitos e camarins; o novo teatro receberá equipamentos de cenotécnica, como urdimento, vestimentas cênicas e cinematográfica, sonorização e iluminação. O espaço também ganhará uma sala de projeção e sonorização.

Em Afonso Cláudio, as obras serão executadas no Centro Cultural José Ribeiro Tristão, com o cuidado de manter a fachada na íntegra, uma réplica do antigo armazém da Família Tristão. A visibilidade do palco será ampliada através de inserção de degraus na plateia, que comportará 252 pessoas. Serão adquiridas cadeiras fixas, próprias para teatro, e o sistema ar-condicionado será central.

O volume do palco será ampliado para possibilitar apresentações de maior porte. Foi um ganho de 46 metros quadrados. A área total será de 111 metros quadrados e a altura subiu de 6 para 7,5 metros. Além da criação de espaços destinados a coxias, depósitos e camarins; o novo teatro também receberá equipamentos de cenotécnica.

Os três teatros serão acessíveis à portadores de necessidades especiais. Os convênios já foram assinados e agora caberá a cada Prefeitura realizar a licitação, para a contratação e execução das obras.