09/06/2010 14h14 - Atualizado em 05/01/2017 15h34

Secult se une ao Mepes para preservar o patrimônio do Espírito Santo

Com objetivo de conscientizar os jovens e as famílias do meio rural sobre a necessidade de preservação do Patrimônio Cultural do Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) firmou parceria com o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) para realizar o "Seminário de Educação Patrimonial". Serão duas edições: uma na segunda-feira (26), para os professores da região centro-sul, em Piúma; e outra no dia 07 de maio, para a região centro-norte, em São Mateus.

Os seminários serão direcionados para 60 professores que atuam nas Escolas Família Agrícola. São 17 unidades no total, que oferecem, para jovens de 54 municípios do Estado, ensino fundamental, médio, educação profissional técnica, além de cursos de qualificação.

Esses seminários visam conscientizar a respeito do significado de bens de valor cultural do meio rural, que formam a identidade da comunidade; e alertar para o risco de desaparecimento de uma rica memória construtiva existente nas regiões, assim como a perda de testemunhos de suas histórias.

Em Piúma, o seminário será conduzido pelo professor Gerson Luiz Sant'ana Cavalcanti, um historiador formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestre em Pré-história Europeia e Arte Rupestre pela Universidade Traz os Montes, de Portugal.

Em São Mateus, os professores serão orientados por Sônia Missagia Mattos,
graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte, mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, e doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Estadual de Campinas.

Seminários de Educação Patrimonial

- Palestra de Gerson Luiz Sant'ana Cavalcanti
Local: Centro de Formação do Mepes - Piúma
Data: segunda-feira (26)
Horário: 9 às 12 horas
Público: 30 profissionais do Mepes da região sul

- Palestra de Sônia Missagia Mattos
Local: Escola Família Agrícola de Km 41/MEPES - São Mateus.
Data: 07 de maio
Horário: 9 às 12 horas
Público: 30 profissionais do Mepes da região norte.

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim