19/12/2011 10h17 - Atualizado em
05/01/2017 14h25
Secult: Resultados das oficinas de som, luz e cenotécnica
Durante os meses de novembro e dezembro, a Secretaria do Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), promoveu oficinas integradas de som, luz e cenotécnica, buscando formar profissionais qualificados para atender espetáculos e espaços cênicos com qualidade. As oficinas aconteceram nas instalações do Theatro Carlos Gomes, em Vitória, e uma delas no Teatro Fernando Torres, em Guaçuí.
Com uma média de 15 alunos, por oficina, eles participaram integralmente de todas as atividades e obtiveram uma ótima aceitação dos profissionais da área. Além disso, os alunos que possuíam trabalhos artísticos dentro do assunto do curso puderam compartilhá-los, gerando, assim, resultados positivos, com uma grande demanda dos participantes sobre a possibilidade de continuação das oficinas para o aprofundamento dos conteúdos recebidos.
Na oficina de sonoplastia, ministrada pelo instrutor Valdemar Schettini, foram expostos conceitos para teatro, cinema e animações. O debate cercou a grande repercussão das sonoplastias de filmes dos Estúdios Disney, dos clássicos do cineasta Alfred Hitchcock, do filme Guerra nas estrelas, entre outros. Ao final da oficina os alunos compartilharam seus trabalhos sonoros, manifestando interesse em continuar com diálogos de formação artística em parceria com o Estado.
Já na oficina de Iluminação, com a professora Nádia Moroz Luciani, diversos assuntos foram abordados, os quais o glossário da iluminação, o reconhecimento dos espaços e sistemas elétricos, os elementos de segurança do trabalho com iluminação, a criação de luz, o mapa de luz, e tópicos de montagem e afinação. Participaram quinze alunos, dos quais dez residem em cidades da Grande Vitória e cinco são da cidade de Guaçui. A oficina aconteceu no Teatro Municipal de Guaçui Fernando Torres, que dispõe de excelentes equipamentos técnicos de iluminação, e cujo município promove inúmeros eventos culturais em parceria com o estado.
A última oficina, de Cenotécnica, aconteceu nas instalações do Teatro Carlos Gomes, em Vitória, e foi aplicada pelo professor Paulo Vinicius, que apresentou de forma dinâmica os conceitos e imagens em PowerPoint, com leituras de textos de especialistas do tema proposto, feitas pelos próprios alunos. Aproveitou também para explicar a elaboração de cenários, a forma para conseguir materiais, como ajustar o orçamento, e sua montagem, que incluiu o cuidado com a segurança, estimulando os presentes com sugestões de formas de atuar no mercado de trabalho das artes cênicas. Aqueles que possuíam trabalhos artísticos dentro do assunto do curso puderam compartilhá-los, além de trocar experiências e contatos profissionais.
Informações à Imprensa:
(27) 3636 7110
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br
Texto: Erika Piskac - estagiária de comunicação