26/10/2010 13h10 - Atualizado em
05/01/2017 15h37
Secult realiza programa de capacitação em dança, teatro e figurino
Com o objetivo de formar e capacitar profissionais, em diversas modalidades artísticas, e incentivar o desenvolvimento de um mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Cultura - Secult, em parceria com o Instituto Sincades, oferece cursos voltados para a área de Figurino, Interpretação e Dança.
Para enriquecer a proposta, foram convidados três nomes de peso do cenário cultural nacional, os quais a figurinista Beth Filipecki, a coreógrafa Cristina Castro e o diretor de teatro Zé Henrique de Paula.
A primeira oficina, ministrada por Beth Filipecki, ocorre entre os dias 09 e 12 de Novembro, e já está recebendo inscrições (instruções ao final da página). Após, entre os dias 16 e 20 do mesmo mês, Cristina Castro promove a oficina de dança, com inscrições abertas a partir de 03 de Novembro. A terceira e última oficina, com Zé Henrique de Paula, entre os dias 22 a 26 de Novembro, tem como pré-requisito a leitura do livro Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, e as inscrições começam a partir do dia 08/11.
Os participantes serão selecionados pela comissão organizadora diante das justificativas apresentadas.
OS CONVIDADOS
BETH FILIPECKI
Figurinista de teatro, cinema, TV, ópera e balé - Graduada em Artes Cênicas pela Escola Nacional de Belas Artes, especializada em Indumentária.
Ao longo de 30 (trinta) anos de TV Globo realizou trabalhos em seriados - Ciranda, cirandinha (1978) Série Aplauso (1979) - A ilha das cabras, O caso do martelo e O fantasma de Canterville. Minisséries: Carga pesada (1979), O tempo e o vento (1985), Memórias de um gigolô (1986), O primo Basílio (1988), Os Maias (2001). Novelas Épicas: Vida nova (1989), Força de um desejo (1999), O cravo e a rosa (2000), Esperança (2002) e Eterna magia (2007).
Novelas com temáticas urbanas e atuais: Renascer (1993), Por amor (1997), Senhora do destino (2004) e Cobras e lagartos (2006).
No cinema: Guerra de Canudos (1997), de Sérgio Rezende; A hora marcada (2001), de Marcelo Taranto; Lavoura arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho; O preço da paz (2003), de Paulo Morelli; Se eu fosse você (2006), de Daniel Filho; e Brasília 18% (2006), de Nelson Pereira dos Santos.
Peças Teatrais: Pérola, Morte e vida Severina, Feliz ano velho, Pequenas raposas, entre outras.
Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) - 1983.
CRISTINA CASTRO
Licenciada em Dança pela UFBA, coreógrafa com inúmeras montagens no Brasil e no mundo. Atuou com professora da UFBA, na Escola de Dança da FUNCEB, no Teatro Viseu em Portugal, Tanzfabrik/MoveBerlin Festival na Alemanha.
Fundou o Núcleo Viladança no Teatro Vila Velha em 1998, assumindo a direção geral, pesquisa e criação de trabalhos coreográficos, projetos e circulação de espetáculos e oficinas no Brasil e em festivais e teatros da Europa e América do Sul.
Diretora geral e curadora do Vivadança ¬- Festival Internacional de dança no Teatro Vila Velha, Criadora do Programa de Formação de Platéia para Artes Cênicas, reconhecido pela UNESCO - iniciação artística de crianças e adolescentes. Produtora Cultural e curadora artística do Balé Teatro Castro Alves.
Participou do International Arts Management e do International Choreography Residency, nos EUA e pelo Goethe Institut e Embaixada da Alemanha, pela Bolsa Vitae do Brasil e integrou o programa de intercâmbio cultural em várias cidades Alemãs, além de compor a comitiva de artistas visitantes internacionais do encontro de dança contemporânea da Alemanha, a Tanzhaus Düsseldorf 2004.
ZÉ HENRIQUE DE PAULA
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e Pós-graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP.
Lecionou Interpretação e História do Teatro na Escola Recriarte de 1997 a 2001. Foi docente do Teatro Escola Macunaíma, lecionando Interpretação e História do Teatro. Foi professor convidado na Unicamp em 2006/2007, ministrando aulas de Caracterização Cênica. Atualmente, é professor de Interpretação Teatral da Escola de Atores Wolf Maya.
Alguns trabalhos como diretor e produtor teatral:
- "A Comédia dos Erros" e "Judas em Sábado de Aleluia", (projeto contemplado com a LINC-SP);"Noite de Reis" montagem experimental da comédia shakespereana, "O Despertar da Primavera", releitura do clássico alemão; "Senhora dos Afogados" , "Cândida", "As Troianas - Vozes da Guerra" , "O Livro dos Monstros Guardados" , "Side Man e "O Novelo" .
Premiações e indicações a prêmios:
Menção Honrosa na categoria Direção com "A Comédia dos Erros", , no Projeto Nascente de Novos Talentos, da USP (1998); Melhor Espetáculo e Melhor Diretor com "Revelação", no Festival Nacional de Curta Teatro de Sorocaba (2001).Indicado ao Prêmio Contigo de Teatro com "Senhora dos Afogados", na categoria Melhor Musical Nacional (2008); Indicado ao Prêmio Quem com "As Troianas - Vozes da Guerra", "O Livro dos Monstros Guardados" e "O Endireita", na categoria Melhor Direção (2009).
Indicado ao Prêmio Shell com "As Troianas - Vozes da Guerra", na categoria Melhor Diretor (2009) e Indicado ao Prêmio Shell com "Side Man", na categoria Melhor Diretor (2010).
AS OFICINAS
OFICINA DE FIGURINOS com Beth Filipeck
Desenvolver a criação de figurinos a partir de um sistema representativo, envolvendo aspectos relativos à indumentária na cor, forma, textura, mobilidade, fragmentos e estilo.
Sendo assim, serão tratados os temas tais como, A relação da arte, do figurino e da moda; Perspectivas do figurino na cena; Concepção de personagem - construção, valor, atitude e uso da indumentária e Corpo Real e Corpo Imaginário - linguagens, métodos e processos na criação. Discussão de projetos conforme seus meios de expressão (Teatro, Cinema e TV)
Estudos de caso - Ilustração e metodologia.
Publico Alvo: Profissionais e estudantes de moda, figurino, artes, teatro, cinema, TV, história, comunicação e aos interessados em geral.
*Download da ficha de inscrição
Data: 09 a 12 de novembro de 2010
Horário: 13 às 18h
Local - Escola de Teatro e Dança FAFI
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 656 - Centro - Vitória - ES.
OFICINA DE DANÇA com Cristina Castro
"Dança: o corpo em movimento, criação e pesquisa"
Tem como objetivo o exercício corporal criativo e técnico pautados no estudo de padrões espaciais, rítmicos e na qualidade do movimento. Através de jogos direcionados, ativar a percepção do corpo para a relação com o peso, resistência, sustentação e equilíbrio, explorando a expressão pelo movimento. Composição criativa com resultado prático.
Público Alvo - artistas com experiência em dança e teatro.
Duração - 20 horas.
Número de alunos - 30
Data: 16 a 20 de novembro de 2010
Horário: 14 às 18h
Local - Escola de Dança Lenira Borges Ballet Studio.
Endereço: Rua Chapot Presvot, 89 - Praia do Canto - Vitória - ES.
OFICINA DE INTERPRETAÇÃO com Zé Henrique de Paula
"Partituras físicas - o Método das Ações Físicas e o ator contemporâneo"
Pretende desenvolver: Análise de cena (trabalho de mesa); Diferentes noções de ação no teatro: ação física, ação dramática, ação verbal, ação interior; Noção de atividade x ação; Ferramentas para construção de partituras de ação física (improvisação, vivência, mímese); Polimento das partituras e elaboração da cena e Caracterização.
Pré-Requisito: Leitura do livro 'Beijo No Asfalto', de Nelson Rodrigues
Público Alvo - atores profissionais e amadores.
Duração - 20 horas.
Número de alunos - 30
Data: 22 a 26 de novembro de 2010
Horário - 14 às 18 h
Local - Escola de Dança Lenira Borges Ballet Studio.
Endereço: Rua Chapot Presvot, 89 - Praia do Canto - Vitória - ES.
Participe!
Informações
(27) 3636 7136
(27) 3636 7135