11/07/2012 07h27 - Atualizado em 05/01/2017 14h36

Secult realiza 1º Seminário de Educação Patrimonial em Pancas

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Prefeitura Municipal de Pancas, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), realizarão nos dias 08 e 09 de agosto, o 1º Seminário de Educação Patrimonial em Pancas "Pela Paisagem Cultural Capixaba".

As inscrições deverão ser feitas gratuitamente na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Pancas ou pelo e-mail  seminariopaisagempancas@hotmail.com

O objetivo do seminário é sensibilizar e envolver a população e gestores públicos sobre a política de preservação do patrimônio cultural, material e imaterial; informar aos participantes sobre a legislação que reconhece sítios e paisagens como testemunhas de convivência harmônica do homem com a natureza; e motivar a sociedade a reconhecer, valorizar e proteger os Pontões Capixabas como bem de notório valor que vislumbra ser declarado como Paisagem Cultural Brasileira.

Segundo Carlos Fernando de Moura Delphim, coordenador do Patrimônio Natural do Depam-Iphan, o Espírito Santo apresenta modelos harmoniosos de uso e convivência de diferentes etnias e grupos formadores da sociedade brasileira, com uma rica diversidade geológica e biológica.

Grupo Capixaba da Paisagem

Formado por alunos dos dois Cursos "Estudo e Análise da Paisagem e sua Interface com o Paisagismo" realizados em 2011, o primeiro em Venda Nova do Imigrante e o segundo em Vitória, que produziram respectivamente as: "Carta Capixaba da Paisagem" - Em Prol da Valorização da Paisagem Cultural e Natural do Espírito Santo e a "Carta de Vitória" - Em Prol da Paisagem da Região Metropolitana da Grande Vitória, instrumentos norteadores dos trabalhos e ações deste Grupo formado por representantes de diversas instituições públicas para a construção de propostas de Políticas Públicas em Prol da Paisagem Capixaba.

Colóquio

O encontro é um dos desdobramentos do 2º Colóquio da Política da Paisagem para o Espírito Santo, realizado no dia 27 de abril de 2012, no Palácio Anchieta, em Vitória

O Colóquio foi promovido pelo Iphan em parceria com a Secult e teve como  objetivo proporcionar à sociedade um conhecimento mais aprofundado sobre a Chancela da Paisagem Cultural, instrumento que permite reconhecer e preservar as paisagens que reúnam testemunhos notáveis da obra humana e da natureza, por meio de sua identificação, proteção, valorização, revitalização e divulgação. A Chancela da Paisagem Cultural Brasileira foi criada pela Portaria Iphan nº 127/2009.

Pancas

A proposta para a realização do seminário sobre a Chancela da Paisagem Cultural partiu da Prefeitura Municipal de Pancas, durante uma visita da equipe do Iphan à comunidade de pomeranos, que habita os Pontões Capixabas, na região de Pancas.

A superintendente do Iphan-ES ressaltou que a realização do seminário gera um movimento de todas as esferas do poder público e da sociedade em torno da Chancela da Paisagem Cultural, uma das vertentes do patrimônio cultural que engloba todas as outras

08 DE AGOSTO DE 2012 - QUARTA FEIRA
LOCAL: AUDITÓRIO MUNICIPAL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - PANCAS-ES

18h30 - Credenciamento