27/07/2009 08h35 - Atualizado em 05/01/2017 14h56

Secult publica resultado de mais três editais de incentivo à cultura

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) publicou no Diário Oficial desta terça-feira (21), e em seu site www.secult.es.gov.br, o resultado final dos editais de números 06, 12 e 13. Dois deles contemplam o patrimônio imaterial do Espírito Santo.

O edital 12 concede aos grupos folclóricos o "Prêmio Renato Pacheco", para a aquisição de indumentárias, adereços e instrumentos musicais. O edital 13 contempla com o prêmio "Mestre Armojo do Folclore Capixaba" os mestres das manifestações do folclore do Espírito Santo. Já o edital 06 selecionou textos inéditos nas categorias "Teatro Adulto" e "Teatro Infanto-Juvenil".

Os textos selecionados pela comissão curadora do edital 06 foram: "O coelho e a tartaruga", de Gilson Pinciara Sarmento; "A maldita herança de Astolfo", de Flaviane Luzia Carvalho Fonseca; "Um sem fim", de David Rodrigues da Rocha; "Luzia - passageira do tempo", de Rômulo Mussielo Filho; e "Rosa Negra", de Leandro Bacellar de Souza.

O objetivo deste edital é incentivar o surgimento de novos dramaturgos no Espírito Santo e a produção dramática. Os autores selecionados participarão de um laboratório de textos teatrais ministrado pelos curadores - três grandes nomes da dramaturgia brasileira: Alcione Araújo, José Renato Pécora e João Pereira das Neves.  Em outra etapa, após o laboratório, serão selecionados dois textos, que receberão R$ 25 mil cada um, para a montagem do espetáculo.

Foram selecionados 10 proponentes no edital 12. O valor do individual é de R$ 10 mil. São eles: Associação Cultural e Recreativa Campinho, com o projeto "Confecção Indumentária Branca para Traje Folclórico"; Associação Cultural e Comunitária Alemã do Município de Santa Teresa - Grupo de Danças Folclóricas Alemães Orchideenland, com "Aquisição do Novo Traje Folclórico para o Grupo de Danças Folclóricas Alemães Orchideenland"; Dulciele Stein Suela Bonela, com "Blumen der Erde Volkstanzgruppe"; Associação Folclórica Ronald Berger, com o projeto "Aquisição de Indumentárias"; Evandro Ladislau Gonçalves, com "Banda de Congo São Izabel de Roda D?Água"; Alcides Guedes, com "Aquisição de Instrumentos Musicais e alguns Adereços para Banda de Congo de São Benedito de Paul de Graça Aranha"; Pedro Paulo Borges, com "Aquisição de Indumentárias e Instrumentos para a Banda de Congo São Sebastião do Rosário"; Escolástica de Marchi dos Santos, com "Aquisição de Indumentárias, Adereços e Instrumentos Musicais para apresentações do Grupo Di Ballo Nova Trento"; Associação Cultural e Artística de Santa Maria, com o projeto "Aquisição de Indumentária"; e ACIC Associação da Cultura Italiana de Cariacica, com "Aquisição de Indumentárias, Adereços, Sapatos e Instrumentos Musicais para o Gruppo Di Ballo Saltarello".

Foram contemplados, no edital 13, com o prêmio "Mestre Armojo do Folclore Capixaba": Alcides Guedes; Alexandre Sezenando; Anízio Antunes Silva; Astrogilda Ribeiro dos Santos; Canuta Caetano; Claudentina Trindade Alves; João Inácio; Manoel Vicente Castro; Maria Laurinda Adão e Geralda de Paula Bertolino. O valor individual é de até R$ 10 mil.

Os candidatos não contemplados na fase de julgamento dos editais terão um prazo de cinco dias para recorrer, a partir desta quarta-feira (22).