22/08/2013 12h37 - Atualizado em 05/01/2017 14h27

Secult promove série de encontros com bandas civis do ES

 
Dar voz e vez aos músicos que compõem as bandas civis do Espírito Santo, a fim de se conhecer as reais necessidades de cada uma e poder, assim, promover ações que atendam aos grupos de acordo com as suas carências e características. Foi com essa intenção que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) deu início, nesta semana, a uma série de visitas às bandas civis do Estado, seguidas de reuniões com seus representantes.

Os primeiros encontros aconteceram entre segunda e quinta-feira, no Norte do Estado, nas microrregiões de Doce Terra Morena, Pedra, Pão e Mel e Verde das Águas. Na tarde da última quarta-feira (21), foi realizada uma reunião com a assessora especial da Coordenação de Difusão e Intercâmbio de Bens Culturais, Simône Devens, com presença de representantes de bandas civis e secretários de Cultura de São Gabriel da Palha, Aracruz, Jaguaré, Rio Bananal, Nova Venécia, Conceição da Barra, Montanha, Pinheiros, Ibiraçu e Ponto Belo. 

A reunião aconteceu no Centro de Eventos Palácio do Café Conilon, na Praça Aurélio Bastianelo, em São Gabriel da Palha. O encontro teve início às 14 horas e contou com uma breve apresentação de grupos musicais do município. 

O clima foi informal e descontraído, e os participantes falaram sobre as características de suas bandas, bem como as necessidades mais urgentes, como aquisição e manutenção de instrumentos musicais, construção e reforma de suas sedes, aquisição de uniformes e investimentos em formação e capacitação de músicos. 

"Esse primeiro encontro foi muito feliz porque nossas propostas, como a produção de um catálogo para o registro da
história das bandas civis, foram ao encontro das necessidades apresentadas por eles na reunião e nas visitas", afirmou Simône Devens.

Novas visitas e reuniões serão agendadas para as demais regiões do Estado, para se fazer o levantamento completo de todas as bandas civis. Com isso, a Secult poderá definir um conjunto de ações para atender a cada uma delas. 

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard