08/10/2009 08h28 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

Secult promove oficinas de dança e iluminação

Depois de promover oficinas direcionadas para atores, diretores de teatro, bailarinos e dançarinos, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), irá oferecer mais dois cursos de capacitação em artes cênicas: um de Iluminação Cênica e outro de Dança.

Os interessados podem se inscrever até sexta-feira (16). Baixe AQUI a ficha de inscrição para o curso de dança; e AQUI para o de iluminação. Elas devem ser preenchidas e enviadas para o e-mail formacao@secult.es.gov.br. Os cursos têm o objetivo de aprofundar e aprimorar os saberes dos participantes.

A oficina de Iluminação acontecerá no Teatro Municipal Virginia Santos, em Alegre, Sul do Estado, entre 21 a 23 de outubro. Serão 20 vagas destinadas a operadores de luz e iluminadores cênicos com experiência comprovada. O curso será ministrado por César de Ramires, gerente da Companhia da Luz, uma das principais empresas de iluminação cênica do País.

A oficina "Dança II: Técnica Corporal" acontece na academia Renata Pacheco Fitness & Arts, em Vitória, entre 20 e 24 de outubro. Será ministrada pelo bailarino e coreógrafo Tíndaro Silvano e é direcionada a bailarinos e dançarinos com experiência comprovada. O curso possui 25 vagas.

César de Ramires

Com mais de 20 anos de experiência é Coordenador Técnico de Artes Cênicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalhou em importantes shows nacionais e internacionais como Milton Nascimento, Adriana Calcanhoto, Oasis, Kiss e Rolling Stones. No teatro participou da coordenação de luz em peças de João Falcão, exposições da Caixa Econômica Federal sobre Gilberto Freire e Clarice Lispector e óperas no Teatro Municipal. Atuou também em grandes eventos como o Réveillon do Rio de Janeiro e o Rio Fashion Week.

Tíndaro Silvano

Foi coreógrafo e diretor da Cia. de Dança de Minas gerais e foi dançarino nas companhias Palácio das Artes, em Belo Horizonte; Ballet Gulbenkian, em Lisboa; Ballet Guairá, em Curitiba; e Ballet do Theatro Municipal, no Rio de Janeiro. Foi também conselheiro do Festival de Dança de Joinville por quatro anos. Atualmente, além de diretor artístico do Ballet Jovem do Palácio das Artes é coreógrafo convidado de companhias do Brasil e do exterior.

Capacitação em Atividades Culturais

As oficinas de artes cênicas estão inseridas no Programa de Capacitação em Atividades Culturais, desenvolvido pela Coordenação de Formação Artística e Cultural da Secult. A iniciativa inclui também ações nas áreas do audiovisual, circo, música e museologia.

O objetivo é promover a formação e capacitação nas diversas modalidades artísticas, incentivando o desenvolvimento de um mercado com ampla geração de emprego e renda, contribuindo para o aprimoramento da classe cultural capixaba.

Serviço:

Oficinas de capacitação em artes cênicas - "Iluminação"
- Módulo: Iluminação - Ministrada por César de Ramires - Município de Alegre
- Publico Alvo: Operadores de luz e iluminadores cênicos com experiência comprovada.
- Data: 21 a 23 de outubro.
- Horário: Quarta-feira - de 13 às 17 horas e de 18 às 22 horas
         Quinta-feira - de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas
         Sexta-feira - de 8 às 12 horas
- Local: Teatro Municipal Virginia Santos - Alegre