17/06/2009 09h48 - Atualizado em 05/01/2017 14h56

Secult promove curso de "Ação Cultural e Educativa em Museus"

O curso "Ação Cultural e Educativa em Museus" acontece, entre terça (16) e quinta-feira (18), no auditório da Biblioteca Pública Estadual Levy Curcio da Rocha, na Praia do Suá, em Vitória. Os três dias de capacitação totalizarão 24 horas de aula, ou seja, serão oito horas diárias, com início às 9 horas.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) já selecionou os participantes, que se inscreveram até o dia 29 de maio. A listagem está aqui nesta página. A seleção foi necessária porque o curso é gratuito e as vagas são limitadas.

A equipe responsável pela seleção priorizou os interessados que participaram dos cursos de museologia promovidos no ano passado, preferencialmente gestores de museus, gestores culturais, profissionais de áreas afins (arquivologistas, museólogos, artistas plásticos, arquitetos, historiadores, biblioteconomistas, sociólogos) e estudantes.

Maria Célia Teixeira Moura Santos, uma das coordenadoras da Política Nacional de Museus do Ministério da Cultura (Minc), será a orientadora do curso. Entre outros temas serão abordados os conceitos básicos e princípios norteadores da ação museológica participativa; os desafios contemporâneos da relação do museu com a educação e o patrimônio; e o planejamento museológico e a gestão, como prática educativa.

Outras três oficinas de capacitação em museus estão programadas até o fim do ano: "Expografia", em agosto; "Conservação de Acervos", em setembro; e "Museus e Turismo", em novembro. A cada módulo serão abertos novos períodos de inscrição.

Apoio do Ministério

O Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), do Ministério da Cultura (Minc), irá apoiar a realização de oficinas de capacitação em museologia no Estado.

A medida foi uma das primeiras preocupações do Minc, após o lançamento do Plano Nacional de Museus (PNM), há seis anos. Assim, em 2003 foi criado o Programa de Capacitação e Formação em Museologia, colocado em prática por meio de articulação com secretarias de Cultura e universidades.

O programa é baseado na oferta de cursos e oficinas nas mais diversas áreas de atuação do campo da museologia e na realização de fóruns e seminários para discutir temas da área e propor diretrizes para implementação de políticas públicas de cultura voltadas para os museus.

Maria Célia Teixeira Moura Santos

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (1973), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995). Atualmente, é membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM/BR) coordenadora do Eixo 3 da Política Nacional de Museus do Minc , conselheira da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários e membro da Associação Brasileira de Museologia.

Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Gestão e Organização de Museu, atuando principalmente nos seguintes temas: museologia-educação, ação educativa dos museus, museu, política nacional de museus, formação e capacitação com várias publicações em artigos e livros.

Curso ?Ação Cultural e Educativa em Museus?
Data: terça (16) a quinta-feira (18)
Horário: 9 às 12 horas e 13 às 18 horas
Local: Auditório da Biblioteca Pública Estadual