04/11/2013 16h18 - Atualizado em 05/01/2017 14h44

Secult promove capacitação para conservação de acervos de arte

Cerca de 50 pessoas participaram na manhã desta segunda-feira (04) do Curso de Formação Inicial em Conservação de Acervos de Artes, no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), Centro de Vitória. Entre elas, estiveram presentes funcionários da Galeria Homero Massena, do próprio Maes e do Museu do Colono, além de estudantes de Artes Plásticas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Esse foi o primeiro de uma série de cinco encontros semanais. O último será no Museu do Colono, em Santa Leopoldina.

Realizado por meio de parceria com o Núcleo de Conservação e Restauração do Centro de Artes da Ufes, o objetivo é ampliar a capacitação técnica dos funcionários dos espaços museológicos do Estado, sobretudo quanto à conservação e à documentação de seus acervos permanentes.

Com um clima mais informal, o primeiro encontro começou com o técnico cultural da Galeria Homero Massena José Augusto Loureiro apresentando um breve histórico do espaço e seu acervo. Na sequência, o historiador da arte Renato Saudino falou sobre o Maes, enquanto a supervisora de espaço cultural do Museu do Colono, Zoraidy Carvalho Braz Simon, tratou da situação daquele espaço.

Boa parte do encontro desta segunda-feira (04) foi uma troca de experiências, analisando as características de cada um desses espaços culturais e a importância de seus acervos. A partir das próximas semanas, o curso será ministrado pelos professores Gilca Flores de Medeiros, Attílio Colnago e Fabíola Menezes, do Núcleo de Conservação e Restauração do Centro de Artes da Ufes.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Tiago Zanoli e Erika Piskac
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808-7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard