27/05/2011 12h07 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

Secult participa do programa 'Estado Presente em Defesa da Vida'

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ), estará presente em defesa da vida, neste sábado (28), às 9 horas, no bairro Terra Vermelha, em Vila Velha. Variadas atividades culturais serão promovidas durante o programa "Estado Presente", um esforço integrado entre as secretarias de Estado para combater a pobreza, reduzir a criminalidade, fortalecer a cidadania, e gerar oportunidades para todos os capixabas.

As atividades do programa estarão concentradas na Rua A, no Caic de Terra Vermelha. Na tenda principal, serão realizadas apresentações dos Núcleos de Criação do PRCJ. Entre 9 e 11 horas, haverá arte circense, com apresentações do "Circo Miúdo". Logo em seguida, 15 dançarinos do grupo "Movimenturbano", dão um show de dança de rua. Às 13 horas, o público confere a música do MC Tim, que desenvolve o projeto "Funk da Paz", uma alternativa positiva à imagem do Funk, com letras conscientes e politizadas.

Entre 10 e 16 horas, a Biblioteca Móvel estará estacionada no local oferecendo obras da literatura brasileira e estrangeira, livros infantis, revistas e gibis. Quem estiver por lá pode se associar e pegar livros emprestados. Basta levar os documentos de identidade, e comprovante de residência, que a carteira de associado sai na hora.

Na tenda oficial do PRCJ, entre 10 e 16 horas, uma caravana comandada pelo coletivo Vem - Vídeo Experimental fará a cobertura de toda a movimentação relacionada aos jovens participantes do "Estado Presente". A intenção é registrar o que o jovem da comunidade pensa e deseja. Também será oferecida no local uma oficina de animação, com o grupo 24 Fotogramas por Segundo, que tem como foco a animação tradicional 2D.

Também na tenda será realizado o cadastramento das manifestações artísticas da Região de Terra Vermelha, para facilitar a implantação de um projeto maior chamado "Cultura Presente".

Cultura Presente

As atividades culturais desenvolvidas na abertura do Estado Presente são apenas o início de um projeto maior que terá continuidade em cinco bairros: Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa, na Serra; São Pedro, em Vitória; Nova Rosa da Penha, em Cariacica, e Vila Betânia, em Viana.

"O Cultura Presente tem como objetivo desenvolver ações de promoção na área cultural, e certamente contribuirá para a melhoria das condições de desenvolvimento do indivíduo ajudando a situá-lo no universo, promovendo sua auto-estima e autoconfiança, estimulando, assim a adoção de estilos de vida mais saudáveis, com repercussões favoráveis ao longo de sua vida", ressaltou o secretário de Estado da Cultura José Paulo Viçosi, o Frei Paulão.
O projeto quer identificar talentos juvenis, e fazer com que eles participem de 15 oficinas, sempre respeitando as linguagens artísticas identificadas em cada local. Os formandos desses cursos mostrarão o que aprenderam numa ação chamada "Festival Giro Cultural", com uma apresentação prevista para cada bairro.

Tenda Cultural

Apresentação dos Núcleos de Criação do Programa Rede Cultura Jovem

- 09 às 11 horas - Circo Miúdo, arte circense.

- 10 horas - Movimenturbano - apresentação do grupo de danças urbanas, composto por 15 dançarinos.

- 13 horas - Funk da Paz - MC TIM, uma alternativa positiva à imagem do Funk, com letras mais conscientes e politizadas.

Tenda Rede Cultura Jovem

- 13 às 16 horas - Oficina de Flip Book e Animação com o 24 Fotogramas por Segundo, grupo de estudos de técnicas de animação, com foco na animação tradicional 2D.

- 10 às 16 horas - Caravana de Intervenção de Áudio Visual -  cobertura de toda a movimentação relacionada com jovens que estarão participando da Ação Integrada. Organizada por Filipe Borba e o Vem - Vídeo Experimental - com uma mochila nas costas e uma câmera na mão, a intenção é registrar o que o jovem da comunidade pensa, o que ele deseja, e registrar a sua participação na ação.

- 10 às 16 horas - Cadastramento das manifestações artísticas da Região de Terra Vermelha.

Biblioteca Móvel

- 10 às 16 horas - Empréstimo de livros e contadores de histórias.

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim