23/03/2009 06h48 - Atualizado em 05/01/2017 14h22

Secult leva programação cultural para a "I Ação Integrada pela Segurança"

Ciente da força que a arte tem no combate à violência, a Secretaria de Estado da Cultura programou atividades culturais para apresentar durante a "I Ação Integrada pela Segurança. O evento do Governo do Estado, realizado por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), acontece neste sábado (21), no bairro Feu Rosa, em Serra. A Secult é uma das 20 secretarias de Estado que participa da ação.

O evento, que será realizado a partir das 8 horas, na praça principal do bairro, contará com a presença da Biblioteca Móvel, uma van especializada em levar um acervo de qualidade para bairros carentes da Grande Vitória. O projeto, desenvolvido por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), visa a estimular o interesse pelo livro e leitura. O veículo permanecerá no local durante o período da ação, com livros para consulta e empréstimo; confecção de novas carteirinhas de sócios e exibição de filmes em DVD.

A organização do evento também montou uma área para que todos vejam em ação João Vitor Lemos Batista e Renata da Camara Acosta, dois contadores de histórias que desenvolvem um trabalho baseado nos artistas medievais e renascentistas que divertiam o público com suas brincadeiras burlescas. A dupla utilizará recursos como música, circo, teatro e mímica para promover uma verdadeira viagem lúdica a um universo de fantasia e mágica para os espectadores.

Também estão programados espetáculos de teatro com duas companhias. A Companhia Circo Teatro Capixaba vai apresentar o espetáculo "Circo de Bobagens" com os atores Willian Rodrigues, Ananda Rasuck, Alexandre Giubertti e Samuel Rasuck. O grupo desenvolve um trabalho de pesquisa sobre a linguagem do teatro de rua, circo e palhaço. Já a Companhia Folgazões de Artes Cênicas apresentará o espetáculo "Cantantes e Brincantes" com Vanessa Darmani, Wyller Villaças, Duílio Kuster e Edson Nascimento no elenco e Sandro Sam como músico convidado. O grupo se inspira no universo lúdico das festas populares, mescladas com brincadeiras populares como o "Boi Bumbá", os "Bonecos Gigantes" e a "Nega Maluca".

Além das atividades culturais, o evento contará com uma série de atividades e serviços, que vão desde palestras sobre diferentes temas, oficinas, jogos, e principalmente prestação de serviços ao cidadão, tais como: emissão de Carteira de Identidade, registro de pedido de segunda via de certidão de nascimento e casamento, corte de cabelo, maquiagem, entre outros.

A "I Ação Integrada pela Segurança" faz parte do Plano de Enfrentamento à Criminalidade e conta com apoio da Prefeitura da Serra e de instituições como a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Petrobras e a Caixa Econômica Federal.

Assessoria de Comunicação/Secult
( 27) 3345 9273 / (27) 9902 1627