13/12/2013 08h30 - Atualizado em 05/01/2017 14h48

Secult lançará 15 novos livros na próxima terça-feira (17)

Mais do que promover o acesso amplo e gratuito aos livros, uma política concreta de incentivo à leitura deve também reconhecer o valor da produção literária no Espírito Santo e incentivar os autores locais, publicando e divulgando suas obras. É com essa meta que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), desde 2011, tem investido ainda mais no trabalho dos escritores capixabas, sejam estreantes, sejam consagrados, contemplando os mais diversos gêneros.

Na próxima terça-feira (17), serão lançados 14 novos títulos, desta vez reunindo autores que foram contemplados pelos editais de literatura e de histórias em quadrinhos de 2012, além do livro "Adeus, Itália", organizado por Kamila Brumatti Bergamini. O evento será realizado a partir das 19 horas, no Salão São Tiago, do Palácio Anchieta, em Vitória.

As obras contempladas pelo Edital 023/2012, para edição e difusão de obras literárias, são "Amor e Outros Contos", de Marília Carreiro Fernandes; "Viajantes do Tempo", de Priscila Reis Andrade (foto acima); "Varal de Histórias", de Alessandra Rocha Santos; "Dois Degraus a Leste, Três Degraus a Oeste", de Reinaldo Santos Neves; "Causos de Vila Velha", de Jovany Sales Rey (foto abaixo); "Crônicas Sujas: Memórias de Névoas", de João Moraes; "Nascidos para Suor & Sangue", de Fabrício Saad Pagani; "Poemas para Dar de Presente", de Angelo Santiago Federici Coutinho; "Rapsódia Brasiliana", de Estelemar Martins Oliveira; e "Os Ossos da Baleia", de Jorge Elias Neto.

Pelo Edital 024/2012, de edição e difusão de literatura infantojuvenil, serão lançados "Por Trás do Espelho", de Emanoelle Fiorese Garcia; e "As Histórias de meu Avô", de José de Arimathéa Barros Duayer. Cada uma das publicações terá tiragem de mil exemplares.

"Steranko", de Jean Diaz e V.L. Fardin, e "A Terrível Elizabeth Dumn Contra os Diabos de Terno", de Arabson Oliveira, são as obras premiadas pelo Edital 026/2012, para criação e publicação de histórias em quadrinhos inéditas. Os dois títulos sairão com tiragem de 500 exemplares. Publicados em parceria com o Instituto Sincades, todos os livros serão distribuídos gratuitamente durante o coquetel de lançamento.

Organizado por Kamila Brumatti Bergamini, o livro "Adeus, Itália" reúne 21 textos sobre a imigração europeia no Espírito Santo. Seus autores são professores, pesquisadores e jornalistas. Com tiragem de dois mil exemplares, também será distribuído gratuitamente.

Após o coquetel de lançamento, as obras serão destinadas para as bibliotecas públicas municipais do Espírito Santo, bem como as unidades da Biblioteca Transcol e a Biblioteca Móvel, a fim de que cheguem a todas as comunidades do Estado.

Outras ações de incentivo à leitura

Biblioteca Móvel: Circula pelos bairros da Grande Vitória atendidos pelo Programa Estado Presente, criado pelo atual Governo como forma de enfrentamento da criminalidade e da violência urbana nas regiões periféricas, onde os índices de homicídios sofreram drástica redução. A população nesses bairros conta com um acervo de duas mil obras, de literatura brasileira a obras de referência, como dicionários e enciclopédias, além de periódicos. Em 2013, um novo veículo foi adquirido e, em sua política de apoio à cultura no Estado, o governador autorizou a compra de outros três, atualmente em processo de licitação, o que ampliará o alcance do projeto.

Biblioteca Transcol: Foi reaberta em outubro deste ano, agora contemplando todos os dez terminais intermunicipais da Grande Vitória. Com um acervo de 22.200 livros, incluindo obras de inúmeros escritores capixabas, desde sua reativação há menos de dois meses, já foram cadastrados quase seis mil usuários e realizados mais de 13.600 empréstimos de livros.

Livros publicados: Além das obras viabilizadas pelos editais da Secult, outros sete títulos foram editados desde 2012, com um total de mais 13 mil exemplares. E, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Rede Gazeta e ArcelorMittal foi concretizado o Projeto NossoLivro, que reeditou quatro obras de autores locais, encartadas nos jornais, totalizando mais de 200 mil exemplares em circulação.

Serviço:
Lançamento das obras contempladas pelos Editais 2012 e do livro "Adeus, Itália"
Quando: terça-feira (17)
Local: Salão São Tiago, Palácio Anchieta