23/06/2009 10h39 - Atualizado em 05/01/2017 14h56

Secult lança edital de microprojetos culturais para o semiárido em Nova Venécia

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançará um edital de microprojetos culturais para o semiárido capixaba em cerimônia na Câmara Municipal de Nova Venécia, na próxima segunda-feira (22), às 9 horas. A novidade será anunciada durante a apresentação da nova metodologia da edição do ?Selo Unicef Município Aprovado 2009?, programa que conta com a adesão do Governo do Estado desde 2005.

O Edital, que será publicado pela Secult, está inserido no "Programa Mais Cultura", implementado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), com o Ministério da Cultura (Minc), em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A proposta é fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais.

Os projetos financiados deverão ter jovens de 17 a 29 anos como protagonistas ou beneficiários, residentes em regiões e municípios do semiárido. Serão concedidos prêmios para pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam qualquer projeto cultural nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual e Artes Integradas.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 30 de junho a 13 de agosto. Assim que sair a publicação no Diário Oficial, o edital poderá ser consultado e baixado, na íntegra, no site da Secult - www.secult.es.gov.br.

Serão selecionados até 29 projetos, que dividirão o prêmio de R$ 315.980,52. Os selecionados firmarão um contrato com o BNB, do qual receberão os recursos. Seminários explicativos sobre a participação no edital serão promovidos em duas cidades da região do semiárido a serem posteriormente divulgadas.

A cerimônia contará com a presença da secretária de Estado da Cultura, Dayse Lemos, e do secretário do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Tarciso Vargas, responsável pela articulação entre municípios e Unicef.

O evento contará, ainda, com representantes dos Conselhos Tutelares, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e membros do Comitê Estadual do "Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do semiárido".

?Selo Unicef Município Aprovado?

O ?Selo Unicef Município Aprovado? é um programa que conta com a adesão do Governo do Espírito Santo, em conjunto com outros dez estados do Brasil. Consiste na promoção de estratégias que fortalecem, nos municípios do semiárido brasileiro, ações integradas das diferentes áreas das políticas públicas, articulando-as com as federais e municipais, com o objetivo de melhorar a situação das crianças e dos adolescentes dessa região.

O projeto começou no Ceará, onde teve três edições anteriores. Para a edição 2006, a participação foi ampliada para outros municípios de nove estados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, que juntos se comprometem com o pacto "Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido".

Texto de Renata Gravatá
3345 9273 / 9902 1627