03/03/2009 09h45 - Atualizado em 05/01/2017 14h22

Secult lança catálogo "Dionísio Del Santo" na quinta-feira (12)

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lança na próxima quinta-feira (12), às 19 horas, no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), o catálogo "Dionísio Del Santo", uma publicação que narra a trajetória criativa do artista que deu nome ao museu, por meio de suas obras e poemas.

A publicação marca um momento especial: o Maes acabou de completar dez anos em dezembro, fazendo uma homenagem ao artista que morreu há uma década. Continua abrigando a exposição "Dionísio Del Santo: A Transversalidade do Concretismo" até o dia 1º de março. O lançamento do catálogo dentro do museu será uma oportunidade para visitar a mostra.

A publicação será bilíngüe, com texto da artista plástica Almerinda Lopes, curadora da exposição em andamento no Maes.  Serão 120 páginas a cores, com toda a relação de obras e poemas do artista. O catálogo também terá narrativas de época escritas pelo crítico de arte Mário Pedrosa, um grande incentivador do movimento concretista; e textos do próprio Dionísio.


Palestra "Um olhar gráfico sobre a obra do Dionísio Del Santo"

Simultaneamente ao lançamento do catálogo "Dionísio Del Santo", o Maes promove o terceiro Ciclo de Palestras referente à exposição em andamento no espaço. O palestrante será George Edward Machado Kornis, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e colecionador de gravuras brasileiras com acervo de ampla presença em diversas exposições de arte.

Kornis coleciona arte há mais de trinta anos. Seu acervo foi exibido em cinco capitais brasileiras entre 2007 e 2008. Ele, que conheceu pessoalmente Dionísio, escolheu como tema da palestra "A Dimensão da Obra Gráfica de Dionísio Del Santo".

Os temas escolhidos para as palestras sempre abordam as várias nuances das mostras que estão em andamento no Maes. O projeto tem como objetivo divulgar e promover a troca de experiências e conhecimento. Os encontros possibilitam incrementar a produção artística e revitalizar aspectos conceituais e práticos da arte entre os participantes.

O primeiro Ciclo de Palestras referente à exposição "Dionísio Del Santo: A Transversalidade do Concretismo" foi realizado em 2008, pela curadora Almerinda Lopes. Outra palestra aconteceu em janeiro com a artista plástica Célia Ribeiro.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard