12/03/2014 14h42 - Atualizado em 05/01/2017 14h49

Secult lança 34 Editais de incentivo à Cultura

Na tarde desta quarta-feira (12), foi realizada a Solenidade de abertura dos 34 Editais da Cultura 2014. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), as modalidades são divididas em sete áreas temáticas que totalizam um investimento de cerca de R$ 8,5 milhões. Artistas, pesquisadores da área, produtores, grupos culturais e demais interessados devem ficar atentos ao início das inscrições que estarão disponíveis a partir de sexta-feira (14) no Portal da Secult

Na ocasião, estavam presentes o Vice-Governador do Espírito Santo Givaldo Vieira, o Secretário de Estado da Cultura Maurício José da Silva, o subsecretário de Cultura Joelson Fernandes e demais autoridades. Na cerimônia de abertura, o hino nacional brasileiro foi orquestrado pela Orquestra de Câmara, com a regência do Maestro Leonardo David. Ao final da ocasião, o Grupo Folclórico de Congo São Benedito, de Regência, encerrou o evento.  (Foto ao lado)

O vice-governador Givaldo Vieira, destacou que os editais são ferramentas transparentes, que estimulam a participação popular e a transmissão de conhecimento por meio do apoio crescente à produção cultural, com investimentos que aumentam a cada ano no democrático setor. "O Espírito Santo tem um aspecto fundamental para manter o desenvolvimento sustentável, que é o resgate e incentivo à manutenção das manifestações culturais, que são uma marca de nosso Estado", afirma.

Ano a ano, o governo eleva o patamar de ações e recursos destinados com foco no fortalecimento concreto da cultura capixaba. Com seis anos de existência, os editais garantem sobrevida em diversas áreas de atuação, nas quais, as produções dos artistas são disponibilizadas para a sociedade. "A gestão estadual compreende a relevância de aproximar cada vez mais as atividades culturais ao dia a dia de nossa gente e trabalha firmemente, com planejamento e responsabilidade, para alcançar esse objetivo", completa.

Para o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Maurício José da Silva (Foto ao lado), os Editais de incentivo à Cultura são um conjunto de ações com resultados concretos mais visíveis e significativos do Governo do Espírito Santo. "A seleção dos projetos por meio de um processo de seleção transparente e idôneo garante a escolha de propostas com a qualidade técnico-artística diretamente vinculada à realidade capixaba".

Funcultura

Em seu sexto ano de existência, os editais da Secult são realizados com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). Por meio desse mecanismo, a Secult possibilita que os artistas capixabas realizem projetos culturais de interesse público, além de estimular a experimentação, inovação e novas abordagens criativas de questões culturais contemporâneas.

Confira no link abaixo a lista na íntegra dos 34 Editais 2014:

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo