04/03/2010 13h09 - Atualizado em 05/01/2017 14h22

Secult e Vale firmam parceria no Dia Nacional da Música Clássica

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e a Vale assinam nesta sexta-feira (05), Dia Nacional da Música Clássica, uma parceria inédita no Estado. Durante dois anos, o Parque Botânico Vale, maior área verde da capital, sediará os ensaios e abrigará material da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes).

A cerimônia, prevista para começar às 9 horas, terá apresentação dos espaços que abrigarão a orquestra, plantio de mudas, além de um concerto didático da Orquestra. Na platéia, estarão representantes do poder público e da Vale, formadores de opinião, músicos e crianças de escolas públicas do Estado.

Além dos ensaios diários, que acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, o parque será palco de 12 concertos gratuitos, ao longo de 2010 e 2011. A partir de agora, os habituais visitantes do espaço terão a exuberante beleza e as oficinas do parque, convivendo em harmonia com a presença diária de aproximadamente 60 músicos e admiradores de música clássica.

Para receber a orquestra, algumas áreas do Parque passaram por obras que duraram cinco meses. Três salas foram transformadas em uma, com capacidade para abrigar os músicos e permitir a passagem dos instrumentos.

O espaço recebeu tratamento acústico, projetado por programas de computador, com a instalação de estruturas para evitar reverberação do som. Uma quarta sala foi destinada para catalogar e abrigar partituras e documentos da Ofes.

Concerto cria linha do tempo da música clássica mundial

O concerto didático, que marca oficialmente a parceria e as apresentações gratuitas que serão realizadas no Parque Botânico Vale, irá criar uma linha do tempo da produção de música clássica mundial.

Para isso, o repertório será formado por trechos e composições de artistas de diferentes nacionalidades: Bach, Beethoven e Brahms (alemães), Mozart (austríaco), Tchaikovsky (russo) Massenet (francês) e Villa-Lobos (brasileiro).


Dia Nacional da Música Clássica


O dia 05 de março marca o nascimento do mais original compositor de música clássica no Brasil. Devido a sua obra, a data do nascimento de Heitor Villa-Lobos foi escolhida para celebrar o Dia Nacional da Música Clássica, oficializada pelo governo brasileiro em janeiro de 2009.

Orquestra

Considerada um dos mais importantes organismos culturais do Estado, a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) foi criada em 1977. Nascida como Orquestra de Câmera do Espírito Santo, o conjunto, embrião da futura orquestra, era formado por músicos contratados da Banda de Música da Polícia Militar, professores e alunos da Escola de Música.

Durante décadas, mudou algumas vezes de formação até se manter, definitivamente, como orquestra filarmônica. Mantida pela Secult, o grupo tem uma atuação marcante, não só em Vitória, mas também nos demais municípios, promovendo o acesso à música clássica no Estado.


Serviço:
Inauguração oficial da nova sede da Ofes
Data: sexta-feira (05)- Dia Nacional da Música Clássica
Hora: 9 horas
Local: Parque Botânico Vale


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.twitter.com/secult

Assessoria de Imprensa - Vale
Cristiano Cunha
3333.3717/9312.8848
cristiano.cunha@vale.com

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard