09/06/2011 07h04 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

Secult e Sesc Cultural homenageiam José Carlos de Oliveira no Café Literário




Pela primeira vez a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) firmará parceria com o Sesc Cultural para a realização, na próxima terça-feira (14), do Café Literário. O evento, marcado para 19 horas, no Centro Cultural Majestic, no Centro de Vitória, está inserido nas homenagens dos 25 anos de morte do escritor capixaba José Carlos de Oliveira, que começaram no mês de maio na Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES).

O Café Literário terá a palestra "Crônicas e Memórias: As Confissões de José Carlos de Oliveira", em que o jornalista, escritor e tradutor, Jason Tércio falará sobre a vida de José Carlos de Oliveira, com mediação do poeta capixaba Sérgio Blank. A entrada é franca, e a portaria do salão do hotel abrirá a partir das 18h30.

Jason Tércio, especialista na vida e obra de José Carlos de Oliveira, falará em especial de "Diário Selvagem", um surpreendente depoimento pessoal, no qual o escritor explora toda a sua inquietude.

José Carlos de Oliveira
José Carlos de Oliveira é um importante cronista e ficcionista capixaba, nascido em 1934. Aos 18 anos, o escritor abandonou Vitória para tentar a vida no Rio de Janeiro. Ganhou destaque nacional quando se tornou cronista do Jornal do Brasil. Na literatura, José Carlos de Oliveira publicou diversas obras, desde crônicas reunidas aos romances "O pavão desiludido", "Terror e êxtase" (que foi filmado por Antônio Calmon), "Um novo animal na floresta" e "Domingo 22."

Com 50 anos e já doente, o escritor voltou a Vitória para conduzir o "Projeto Escritor Residente" na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Morreu em 13 de abril de 1986. No ano de seu falecimento, saiu em edição póstuma feita pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida seu livro de contos "Bravos companheiros e fantasmas".

Jason Tércio
Jason Tércio é jornalista, escritor e tradutor, com mestrado em Literatura Brasileira. É autor de cinco livros nos gêneros romance, biografia e ensaio, entre eles "Órfãos da Tempestade", biografia de José Carlos de Oliveira. Ele também organizou uma série de livros de crônicas do escritor capixaba publicados postumamente: "O homem na varanda do Antonio´s", "Flanando em Paris", "Máscaras e Codinomes - Política Brasileira 1961-1984", "O Rio é assim"; "O rebelde precoce - crônicas da adolescência"; "O último avião para Vitória", e "Diário Selvagem".

Sérgio Blank
O capixaba Sérgio Blank é assessor especial da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), e autor de diversas obras, entre elas: "Estilo de Ser assim, tampouco", "Pus", "Um", "A Tabela Periódico", "Vírgula" e "Safira".

Serviço:
Café Literário
Palestra "Crônica e Memória: as confissões de José Carlos de Oliveira", com Jason Tércio e mediação de Sérgio Blank
Data: Terça-feira (14)
Horário: 19 horas
Local: Centro Cultural Majestic
Endereço: Rua: Dionísio Rosendo, 91, Centro de Vitória
Informações: 3222 5984/3324 1168

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto: Letticia Müller - estagiária
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard