05/09/2011 07h12 - Atualizado em 05/01/2017 15h44

Secult divulga horário de funcionamento no feriado da Independência do Brasil

Durante as comemorações do feriado da Independência do Brasil, os espaços culturais vinculados a Secretaria de Estado da Cultural (Secult), funcionarão em horário diferenciados. São eles: o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), o Palácio Anchieta, a Galeria Homero Massena, e o Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória; Biblioteca Pública Municipal Levy Cúrcio da Rocha (BPES), na Praia do Suá; e o Museu do Colono, em Santa Leopoldina.

Na quarta-feira (07), haverá mais uma edição do projeto "Quartas no Theatro Carlos Gomes", novo projeto da Secult, com apresentação da peça teatral "Olhos de ver", produzida pelo Grupo Z de Teatro, com texto, direção e atuação de Fernando Marques. O espetáculo começará às 19 horas e a entrada é gratuita. Os interessados devem retirar o ingresso com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.

O projeto é uma iniciativa que apresentará aos capixabas o melhor da produção cultural do Espírito Santo, com espetáculos gratuitos de música e artes cênicas. A ideia do "Quartas no Theatro Carlos Gomes" é abrir espaço para o artista local  visando, principalmente, a ampliar o mercado de trabalho, e divulgar sua produção.

O Louvre e seus visitantes

O Maes não abrirá na quarta-feira (07), mas funcionará na quinta (08), sexta (09), sábado (10) e domingo (11), das 12 às 18 horas. Na segunda-feira, o espaço fica fechado para a manutenção semanal. No feriado, os visitantes podem aproveitar para conferir as duas exposições em cartaz: "O Louvre e seus visitantes", que reúne trabalhos do fotógrafo Alécio de Andrade; e a mostra permanente "O diverso no Acervo", que por meio de um recorte, utiliza obras do acervo do Maes.

Além das exposições o Maes oferece atividades arte-educativas. O projeto "Estórias da Arte" será realizado no sábado em dois horários: 14 e 16 horas. São 20 vagas, e os interessados devem chegar com meia hora de antecedência. O objetivo é estreitar o contato com as crianças, proporcionando atividades adequadas à idade. As contadoras de histórias são Priscilla Arranz, atriz, artista plástica e arte-educadora; e Mayra Alarcón atriz, dramaturga, diretora e produtora audiovisual.

A oficina de fotografia "Os visitantes do Maes" será realizada no domingo, em dois horários: das 14 às 15h30; e das 15h30 às 17 horas. Serão 12 vagas, e os interessados devem chegar com meia hora de antecedência, munidos de câmera fotográfica ou celular com câmera. Os monitores são Luara Monteiro, graduanda em Artes Plásticas e em Fotografia; e Raphael Araújo, artista plástico.

Mestres Espanhóis

No feriado, o Palácio Anchieta funcionará normalmente, de terça (06) a sexta-feira (09), das 10 às 18 horas, e no sábado e domingo das 12 às 18 horas. Está em cartaz no espaço a mostra inédita "Mestres Espanhóis", composta de obras gráficas originais de quatro artistas espanhóis: Pablo Picasso, Salvador Dalí, Francisco Goya e Joan Miró.

São cinco séries de obras gráficas dos espanhóis, no total 101 desenhos originais, que fazem parte do acervo da Collezioni D'arte Camú, do Consorzio Camú, da Itália. As gravuras mais antigas, datadas de 1815, são o recorte das distintas vivências dos artistas.

Santa Leopoldina

O Museu do Colono, em Santa Leopoldina, abrirá em horário normal durante todos os dias, de quarta (07) a domingo (11), das 09 às 17 horas. O espaço abriga na Galeria Alice Holzmeister a exposição "Intimismo Rutilante". Trata-se da primeira exposição individual da artista Larissa Roveré.
A Galeria Homero Massena não funcionará no feriado da Independência. Ficará fechada até a próxima exposição. Assim como a Galeria, a Biblioteca também não abrirá na quarta (07), quinta (08) e sexta-feira (09).

Serviço:

Theatro Carlos Gomes

Quartas no Theatro Carlos Gomes - Grupo Z de Teatro
Data: quarta-feira (07)
Local: Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória
Entrada franca - retirar ingresso com uma hora de antecedência na bilheteria
Informações: 3132-8398/ 3132-8399

Palácio Anchieta

Exposição "Mestres Espanhóis"
Período: até 02 de outubro
Horário: De terça-feira à sexta-feira - das 10 às 18 horas.
Sábado e Domingo das 12 às 18 horas.
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta - Centro de Vitória

Museu do Colono

Exposição Intimismo Rutilante - da artista Larissa Roveré
Período: até 11 de setembro
Visitação: 09 às 17 horas, de quarta a domingo
Local: Galeria Alice Holzmeister - Museu do Colono
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1501 - Santa Leopoldina - ES
Telefone: 27- 3266.1250

Maes

O Louvre e seus Visitantes - Alécio de Andrade
Local: Museu de arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro - Vitória/ES
Período de exposição: até 13 de novembro de 2011
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h
                                         Sábados, domingos e feriados: das 12h às 18h
O Diverso no Acervo
Obras de Nice Avanza, Raphael Samú, Dionísio Del Santo e Maurício Salgueiro.
Curadoria de Ana Luiza Bringuente e Renan Andrade
Período: a partir de 11 de Agosto