27/04/2011 08h31 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

Secult divulga horário de funcionamento dos espaços culturais durante feriado de Nossa Senhora da Penha



Os espaços culturais administrados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) funcionarão em horários diferenciados durante o feriado de Nossa Senhora da Penha, no dia 02 de maio. São eles: o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), o Palácio Anchieta, e a Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória; Biblioteca Pública Municipal Levy Cúrcio da Rocha (BPES), na Praia do Suá; e o Museu do Colono, em Santa Leopoldina.

O Maes funcionará sábado (30) e domingo (01), das 12 às 18 horas; e fechará na segunda-feira (02) para a manutenção semanal. Lá, o visitante poderá conhecer a exposição "Edital 11", que está em cartaz no museu desde o fim de março e já atraiu mais de mil visitantes.

O Palácio Anchieta abrirá no sábado (30) em horário normal, das 10 às 17 horas. Estará fechado no domingo (01); e na segunda (02) para manutenção habitual. É possível agendar visitas pelo email agendamento@seg.es.gov.br.

O Museu do Colono funcionará normalmente no sábado (30) e domingo (01), das 9 às 17 horas. Na segunda-feira o espaço cultura estará fechado para manutenção. O museu do Colono possui acervo de aproximadamente 600 peças, formado por mobiliário, cristais, porcelanas, fotografias, livros e pinturas, remanescente de uma família de imigrantes: a família Holzmeister.

A Galeria Homero Massena permanecerá fechada durante o feriado, e reabrirá na terça-feira (03) com o prosseguimento da mostra "Um Banquete para o Tempo", da artista plástica Romilda Patez, que fica em exposição até o dia 29 de abril. A Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (BPES), também não funcionará.

O Palácio Anchieta

Localizado na Cidade Alta, de frente para a baía de Vitória, o Palácio Anchieta é uma das mais antigas sedes de governo do País. Sua construção teve início pela ação dos jesuítas, no século XVI, tendo abrigado a igreja e o Colégio de São Tiago, tornando-se sede de governo em 1798.

Ao longo de mais de quatro séculos, o conjunto arquitetônico passou por várias modificações, testemunhando importantes acontecimentos do Espírito Santo. Restaurado em 2009, hoje o Palácio Anchieta representa uma parte importante da história e da identidade capixaba.

Exposição Edital 11

A mostra "Edital 11", em cartaz no Maes, é resultado da produção dos cinco artistas plásticos capixabas: Fátima Nader, Ignez Capovilla, Júlio Tigre, Tom Boechat e Victor Monteiro, vencedores do prêmio "Bolsa Ateliê em Artes Visuais", versão 2010.

O prêmio, concedido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura, incentiva a produção artística capixaba, a qualificação dos artistas selecionados e o aperfeiçoamento do trabalho mediante o acompanhamento e supervisão de um orientador.

Museu do Colono

O Museu do Colono está localizado em Santa Leopoldina, um Sítio Histórico da região serrana do Espírito Santo, a 51 km da capital. O casarão, de dois andares, foi construído por volta de 1877, servindo de moradia para os Holzmeister. Em 1969, foi adquirido pelo Governo do Estado, passando a sediar o Museu do Imigrante. Hoje, o prédio do Museu é tombado como patrimônio estadual pela Resolução nº. 05, de 30 de julho de 1983, publicada no Diário Oficial de 06 de agosto de 1983.

Desde a sua criação, o Museu do Colono é um elemento de grande importância turístico-cultural para a cidade de Santa Leopoldina e para todo o Estado.

Serviço

Palácio Anchieta
Endereço: Praça João Clímaco, s/nº, Cidade Alta, Centro, Vitória ES
Visitação: de terça-feira a sábado - 10 às 17 horas
Domingos - 10 às 16 horas.
Agendamento de visitas: agendamento@seg.es.gov.br
Entrada franca

Exposição "Edital 11"
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro - Vitória ES
Período: até 08 de maio de 2011
Horário: Terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas
             Sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas
Entrada franca

Museu do Colono
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1501 - Santa Leopoldina
Horário para visitação no feriado:
De quarta-feira (20) a domingo (24) - das 9 às 17 horas
Entrada franca

Galeria Homero Massena
Exposição "Um Banquete para o Tempo", da artista plástica Romilda Patez Endereço: Rua Pedro Palácios, nº. 99, Cidade Alta.
Visitação: segunda a sexta-feira, entre 10 e 18 horas
Telefone: 3132 8395
Entrada franca

Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha
Endereço: Av. João Batista Parra, 165 - Praia do Suá
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas
Telefone: 3137-9351
Entrada franca

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Texto: Letticia Müller - estagiária
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard