11/06/2013 06h09 - Atualizado em
05/01/2017 14h38
São Pedro do Itabapoana se prepara para o 16º Festival de Inverno de Sanfona e Viola

11/06/2013

Além das lideranças comunitárias, moradores e empreendedores locais, estiveram presentes no encontro a prefeita de Mimoso do Sul, Flávia Roberta Cysne Novaes Leite, o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo em exercício, Joelson Fernandes, a deputada estadual Luiza Toledo e o vereador municipal Sandro Prúcoli.
A prefeita Flávia Cysne explicou que as mudanças no Festival buscam tornar o evento coerente com as potencialidades culturais do Sítio Histórico de São Pedro de Itabapoana. "Em suas últimas edições a programação do Festival abriu espaço para outros gêneros musicais que acabaram gerando uma descaracterização e atraindo um público que excedia a capacidade da infraestrutura local. Esse é o maior evento de turismo cultural do município e da região e, juntamente com a comunidade, temos nos empenhado para que ele se desenvolva sem abrir mão da qualidade do produto cultural e turístico aqui ofertado", disse a prefeita.
Ouça ao áudio com a entrevista da Prefeita Flávia Cysne sobre o 16º Festival de Inverno de Sanfona e Viola:
Para o secretário de Estado da Cultura em exercício, Joelson Fernandes, a mobilização de São Pedro do Itabapoana em torno do Festival contempla as dimensões simbólica, econômica e cidadã do direito à cultura. "O bem cultural possui uma dimensão coletiva que requer a ampla participação de sociedade civil na definição do seu uso. O Festival de Inverno de Sanfona e Viola é um ótimo exemplo da articulação participativa e do envolvimento direto da comunidade no uso da cultura como elemento estratégico para o seu desenvolvimento".
A entidade realizadora do 16º Festival de Inverno de Sanfona e Viola é o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Vales e do Café. Nessa empreitada, são parceiras da iniciativa a Prefeitura de Mimoso do Sul e o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio de suas Secretarias de Cultura e de Turismo.
Novidades

Além dos shows e dos concursos de viola e sanfona, a programação deverá contar com uma caminhada de 18 km entre a cidade de Mimoso do Sul e o Sítio Histórico, visitação com contação de história no museu, serestas, concerto didático e encontro de violeiros e sanfoneiros de Folias de Reis. Este ano, além das oficinas de iniciação musical, o Festival oferecerá oficinas avançadas de safona e viola e terá, respectivamente, como oficineiros os músicos Toninho Ferragutti e Neymar Dias.
Ainda na próxima semana, serão abertas as inscrições para as oficinas e para os concursos de violeiros e de sanfoneiros. Nessa data, também será divulgada a programação oficial do Festival com a confirmação das atrações. Todas as informações estarão disponíveis no site do evento a partir do próximo dia 17 de junho no endereço: www.festivalsanfonaeviola.com.
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Caê Guimarães, Paula Norbim e Paulo Gois
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br /
www.secult.es.gov.br