Santa Teresa inaugura Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini
O belíssimo município de Santa Teresa se prepara para receber um novo espaço destinado à cultura, artesanato e agroturismo neste sábado (25), às 9 horas. Inteiramente restaurada e ampliada, a Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini será aberta para a comunidade e abrigará a Associação dos Produtores de Artesanato e Agroindústria de Santa Teresa, o Museu da Cultura e da Imigração Italiana e o Centro de Convivência da 3ª Idade.
O espaço flexível e multifuncional servirá como ponto de encontro de atividades culturais, exposições, divulgação e venda de produtos artesanais. A reforma foi uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Prefeitura de Santa Teresa.
Virgínia Tamanini
O espaço recebe este nome em homenagem a uma das cidadãs mais ilustres nascidas no município, Virgínia Gasparini Tamanini (1897 - 1990). Autodidata, dedicou todos os momentos de lazer ao estudo e à leitura. Desde cedo revelou inclinação para as letras e, muito jovem, escreveu um romance folhetim "Amor sem Mácula”. Fez parte da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, da Associação Espírito-santense de Imprensa e foi sócia correspondente da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul. Virginia escreveu em 1964 o romance "Karina", que retratou a vida dos imigrantes italianos da primeira geração que vieram para o Espírito Santo, em especial para o município de Santa Teresa.
Serviço:
Inauguração da Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini
Data: sábado (25)
Horário: 9 horas
Local: Rua Ricardo Pasolini, 246, Centro, Santa Teresa, ES