05/05/2009 07h58 - Atualizado em 05/01/2017 15h02

Samba dita o ritmo do projeto "Seis e Meia" de maio

Vai dar samba na próxima edição do projeto Seis e Meia, marcada para quarta-feira (13). Sobem ao palco do Theatro Carlos Gomes, em Vitória, pontualmente às 18h30, Dona Ivone Lara, atração nacional; Vera da Matta, cantora regional; e Rogerinho do Cavaco, responsável pela abertura do show.

A entrada é franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 12 horas. Será distribuído um convite por pessoa.

Os três músicos têm em comum a paixão pelo samba. Dona Ivone Lara foi a primeira mulher a compor samba de enredo no Brasil. Vera da Matta é uma das grandes referências do ritmo no Espírito Santo. Rogerinho do Cavaco já leva o ritmo no nome artístico e vem trilhando uma trajetória de sucesso no Estado.

A intenção destes encontros mensais, realizados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com a produtora cultural Caju, é ampliar e difundir o trabalho dos artistas do Espírito Santo, promovendo a interação com artistas prestigiados nacionalmente.

Dona Ivone Lara

Compositora e cantora, Dona Ivone Lara nasceu em Botafogo, no Rio de Janeiro, em 13 de abril de 1921. Começou a compor aos 12 anos. Sua voz já foi elogiada por Heitor Villa-Lobos na época em que integrava corais infantis e escolares, alguns sob a direção de Lucila Villa-Lobos, a primeira mulher do  compositor.

Foi a primeira mulher a compor samba de enredo no Brasil. Em 2009 completa 61 anos de vida artística, com agenda nacional e internacional cheias, e contabiliza mais de 500 composições.

Vera da Matta

Vera da Matta cresceu em Aimorés, em Minas Gerais, ouvindo o tio cantar ao lado dos músicos José Barbosa e Altemar Dutra.  Adolescente, veio para Vitória e começou a tocar em bailes. Depois de se profissionalizar, não parou mais de cantar. Há quatro anos participa do Festival de Música de Botequim (Femusquim). Já fez tributo a Waldecir Lima ao lado de Altemar Dutra Jr, e "encarnou" Maysa no espetáculo "Convite para ouvir Maysa".

Além da carreira solo, também participa do grupo "Saia no Samba". Vera da Matta já se apresentou com Dona Ivone Lara em outra ocasião e explica sucesso da: "Samba é a minha paixão".

Rogerinho do Cavaco

Jornalista, cantor, compositor e músico, Rogério Arthur Gonçalves Nogueira (Rogerinho do Cavaco) nasceu em 1984 em Guarapari, Espírito Santo. Iniciou sua carreira no ano 2000, participando de grupos de samba e acompanhando as cantoras capixabas Cyara, Vera da Matta e Dorkas Nunes.
Faz parte da ala dos compositores da Escola de Samba Unidos de Jucutuquara em Vitória. Já acompanhou também grandes nomes da música brasileira como Ataulpho Alves Júnior, Wilson Moreira, Noca da Portela, Toninho Geraes, Darci Maravilha, Velha Guarda do Samba Capixaba, e Hamilton Costa.
Serviço:

- Projeto Seis e Meia - Com Dona Ivone Lara, Vera da Matta e Rogerinho do Cavaco
- Data: quarta-feira (13)
- Horário: 18h30
- Local: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro de Vitória
- Entrada franca: ingressos (um por pessoa) distribuídos no dia do espetáculo na bilheteria do teatro a partir das 12 horas.
- Telefone da bilheteria: (27) 3132-8398

Assessoria de Comunicação/Secult