Saiu na imprensa nacional: Ofes se destaca no circuito de concertos de seis capitais brasileiras
Publicada no http://www.vivamusica.com.br/ em 12/08/2009
Veja a programação de música clássica nas principais capitais brasileiras fora do eixo Rio-São Paulo.
BELO HORIZONTE
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (OFMG) iniciou a sua programação de agosto com concertos na capital - Parque Municipal Lagoa do Nado (2/8) - e no interior do estado, em Caxambu e São Lourenço (de 4 a 8/8).
No dia 18, o conjunto faz o quarto concerto de sua série Vivace, sob regência do maestro Fabio Mechetti, no Palácio das Artes. A pianista brasileira, radicada na Inglaterra, Cristina Ortiz, será a solista convidada. Ela será solista das "Bachianas Brasileiras, N. 3". Completando o programa, "Choros, N. 6", também de Villa-Lobos, e as obras "Candide" (Abertura) e "West Side Story" (Danças Sinfônicas), de Leonard Bernstein.
A orquestra também abre espaço para o seu concerto para a juventude, no Instituto de Educação. A apresentação acontece no dia 23, com a participação do solista Josias Matschulat, vencedor do Concurso Nacional "Magda Tagliaferro". Fabio Costa será o regente.
A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), por sua vez, terá cinco apresentações no mês. Dia 11, o grupo faz uma homenagem ao compositor belga Arthur Bosmans, no Palácio das Artes, com regência do maestro convidado Oiliam Lanna.
Haverá também três concertos didáticos com obras de Mozart e trechos das suítes da ópera "Carmen", de Bizet, no Foyer do Grande Teatro do Palácio das Artes (13, 14 e 17/8).
O grupo encerra suas atividades no mês com uma apresentação no Parque Municipal Renné Giannetti (23/8) e um concerto em comemoração ao aniversário de Contagem (MG). No programa, Bizet, Mendelssohn e Strauss. A regência é de Charles Roussin.
BRASÍLIA
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) apresenta quatro concertos no mês de agosto, sempre às terças-feiras, na Sala Villa-Lobos, com entrada franca.
Sob regência do maestro titular, Ira Levin, a orquestra fez sua primeira apresentação no mês, dia 4. Em 11 de agosto, o grupo tocou com dois convidados: o maestro Fabio Mechetti e a pianista Lucia Barrenechea.
Ira Levin volta ao comando do grupo para concerto com obras de Weber e Tchaikovsky dia 18. O pianista Arnaldo Cohen participa deste espetáculo como solista do "Concerto para piano N. 1, Op. 15", de Brahms.
O último concerto do mês, dia 25, terá a participação do maestro Peter Feranec e da pianista Clelia Iruzun.
Agosto também será marcado por homenagens, em Brasília. O Centro Cultural Banco do Brasil promove um concerto especial lembrando os 90 anos de nascimento de Cláudio Santoro. A orquestra Camerata Brasil, montada especialmente por músicos brasilienses, faz duas apresentações no dia 27 - às 13h, com entrada franca e às 21h, com preços populares.
O CCBB apresenta ainda, nas terças-feiras de agosto, a série "Epifanias" com quatro espetáculos musicais. As apresentações têm como foco o pife ou pífano (flauta artesanal).
A Caixa Cultural de Brasília apresenta o espetáculo "Violão Brasileiro Hoje"com intérpretes que estabelecem pontes entre o clássico e o popular: Ulisses Rocha (20/8), Marcus Tardelli (21/8), Yamandu Costa (22/8) e Alessandro Penezzi (23/8). No repertório, haverá peças de Debussy, Scriabin e Villa-Lobos. Os concertos serão precedidos de workshops gratuitos, no período da tarde, com músicos locais.
SALVADOR
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) abriu o mês, com um concerto especial que contou com o maestro inglês Christopher Warren-Green e a soprano Rosana Lamosa como solista, no Teatro Castro Alves dia 6.
No dia 12, Warren-Green regeu a OSBA em um concerto da série "Mozart nas Igrejas", com participação de Lucas Robatto (flauta) e Heinz Schwebel (trompete). A apresentação foi na Igreja do Carmo.
A programação de agosto ainda conta com outras duas apresentações no TCA: sob a regência do maestro Ricardo Castro, a OSBA apresenta um concerto didático (19/8). Pela série "Nossos Músicos", a orquestra recebe o maestro italiano Aldo Brizzi (26/8) para apresentar duas obras de jovens compositores UFBA, além de peças de Robert Schumann. A violinista Gyula Stuller participa do espetáculo como solista.
VITÓRIA
O primeiro concerto da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (OFES) no mês aconteceu no município de São Gabriel da Palha, dia 6.
Nos dias 19 e 21, o conjunto volta à capital capixaba para apresentação da série "Ópera em Concerto", com "O elixir do amor", de Donizetti, no Teatro Carlos Gomes.
À frente da orquestra, o maestro italiano Sergio Oliva. Os solistas serão Kátya Oliveira, Fabio Andreotti, Felipe Oliveira, Lúcia Bianchini e Saulo Javan. A OFES toca acompanhada do Coro da Faculdade de Música do Espírito Santo.
No dia 27, mais um concerto da série "Espírito Santo", na cidade de Santa Teresa, na Igreja Matriz Católica de Santa Teresa.
CURITIBA
De 13 a 16 de agosto, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta a ópera "Carmen", de Bizet. Entre os solistas, Luciana Bueno e Alessia Sparacio (Carmen), Marcelo Puente e Angelo Ferrari (Don José), Pietro Toscano e David Marconde (Escamillo). Responsável pela direção musical, Alessandro Sangiorgi também será o regente da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Concertos nas cidades de Araucária e Castro (PR) também estão nos planos da orquestra, mas por conta da nova gripe, as apresentações ainda não estão confirmadas.
Na Capela Santa Maria, apresentações dos grupos da Fundação Cultural de Curitiba: dias 12 e 13 de agosto, o Grupo Instrumental Endriago e o conjunto vocal Collegium Cantorum No espetáculo "Ibéria - A música da Idade Média na Península Ibérica".
Dia 14, acontece um Workshop gratuito de música de câmara, voltado para músicos com especialização na música antiga e execução e interpretação de instrumentos históricos.
Pela série de concertos especiais "Guitarrísimo", o violonista chileno Marcelo de la Puebla toca dia 25. Já a Camerata Antiqua de Curitiba toca repertório dedicado a Mozart, José Maurício Nunes Garcia e Caio Senna, nos dias 28 (Paróquia Bom Pastor) e 29 (Capela Santa Maria), sob regência de Júlio Moretzsohn.
As apresentações da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, previstas para os dias 14 e 15 de agosto, foram canceladas.
PORTO ALEGRE
Quatro dos cinco concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), programados para agosto, não aconteceram. A direção do grupo, em conjunto com músicos e maestros decidiu cancelar as apresentações previstas para os dias 4 (Festival Beethoven), 9 (Concerto Especial Festival de Cinema de Gramado), 11 (Ano França no Brasil - com o pianista francês Pascal Gallet) e 18 (Festival Mendelssohn - com o maestro Carlos Prazeres).
A decisão segue as orientações de evitar concentração de pessoas em locais públicos fechados, em decorrência do aumento de casos da gripe A H1N1 na região sul.
A Ospa sobe ao palco no dia 25, quando celebra o centenário da imigração russa no Rio Grande do Sul, com as participações do maestro Alexey Nikonov e da soprano Marina Shevchenko. O espetáculo acontece no Salão de Atos da UFRGS.
Ainda na capital gaúcha, a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro toca obras de Mozart, no Theatro São Pedro (24/8). Dia 30, o violonista Yamandú Costa toca pela série "Concertos CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica)", sob regência de Jocelei Bohrer.