Sábado de Dança em vários pontos da Grande Vitória

O final de semana vai ser agitado e dedicado à dança no Espírito Santo. O Festival ES de Dança continua sua programação com grupos locais e nacionais se apresentando em vários pontos da Região Metropolitana da Grande Vitória, além de flash mobs, relatos e mesas de debates. O espetáculo da noite, no Theatro Carlos Gomes, "Ballet 101" da "São Paulo Cia de Dança, é uma das atrações do quarto dia do festival.
A Cia São Paulo de Dança abrirá no sábado (23), às 20h30min, os espetáculos das companhias de dança local, com um solo de oito minutos que brinca com a dança clássica. Com base nas cinco posições do balé, o coreógrafo narra outras 96 possíveis variantes, fazendo referência a coreógrafos e a balés consagrados como Romeu e Julieta e Onegin.
Estado Presente: Dança na Rua
O festival também abrange as áreas constantes do Território da Paz, do programa do Governo do Espírito Santo, Estado Presente.
O "Grupo de Dança 1° Ato", sob a direção da bailarina e coreógrafa mineira Suely Machado, que acumula mais de 48 prêmios nacionais, apresenta o espetáculo "Pequenos atos de rua", que também marca a comemoração dos 25 anos do grupo. Serão mais quatro apresentações com duração de 25 minutos, inspirados em contos e no realismo da cena cotidiana. As apresentações ocorrem em espaços públicos. No sábado (23), às 10h, na Praça Expedito Garcia em Cariacica; às 15h, na Praça Encontro das Águas em Jacaraípe na Serra. No domingo (24), encerrando o festival, a apresentação ocorre às 10h, no Parque Pedra da Cebola e às 15h no Parque Barreiros em Vitoria.
O grupo BioShock Crew, Marcelinho Back Spin Crew e o Grupo Vila Velha Force Break se apresentam às 10h30min, em Terra Vermelha, Vila Velha e às 16h30min em Vila Bethânia.
Relatos e Debates
Para o quarto dia, a mesa de debate terá como tema "Perspectivas da dança contemporânea". Participam desse debate Inês Bogea, Fabiano Carneiro e Flávia Dalla Bernardina (dançarina).
Marcelinho Back Spin (dançarino de rua) e Marcelo Soares contarão relatos de suas experiências, vivências e histórias no mundo da dança
Flash Mob
O último flash mob desta edição ocorre na Praia de Camburi, no segundo quiosque, às 17 horas.
O flash mob é um tipo de espetáculo realizado em algum lugar público e aglomera pessoas que vão realizar alguma ação específica, que neste caso é dançar. A escolha dos horários e dos locais foi proposital já que nesse momento o trânsito de pessoas é mais intenso, permitindo um público maior, com oportunidade de assistir e até mesmo de participar da ação.
Programação
23/06/2012 - Sábado
10h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Cariacica - Praça Expedito Garcia.
10h30min - Cultura Presente: Grupo Vila Velha Force e Break e Marcelinho Back Spin Crew - Casa do Hip Hop (SP) - Terra Vermelha - Vila Velha.
15h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Jacaraípe - Praça Encontro das Águas.
15h - Relatos: Dança de Rua - Marcelinho Back Spin e Alex do B. Boys - Maes - Vitória.
16h - Mesa: Perspectivas da dança contemporânea: Inês Bogea, Fabiano Carneiro e Flávia Dalla Bernadina - Maes - Vitória.
16h30min - Cultura Presente - Grupo Bioshock Crew e Marcelinho Back Spin - Casa do Hip Hop (SP) - Vila Bethânia - Viana.
17h - Flash Mob. Coreógrafa Yuriê - Praia de Camburi - Vitória.
20h30min - SP Cia de Dança "101" e Cias. Locais: Homem Cia. de Dança Contemporânea "A distância entre uma esquina e outra", Cia. de Dança Mitzi Marzzuti "Traduzir-se". Theatro Carlos Gomes - Vitória.
24/06/2012 - Domingo
10h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Parque Pedra da Cebola - Vitória.
10h - Cultura Presente - Atos Crew, Ultimate B. Boys e Marcelinho Back Spin Crew - Casa do Hip Hop (SP) - Praça D. João Batista - Ilha das Caieiras - São Pedro - Vitória.
11h30min - Cultura Presente - Grupo Vitória Break, Face da Luz Break e Marcelinho Back Spin Crew - Casa do Hip Hop (SP) - Praça Central - Feu Rosa - Serra.
15h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Parque Barreiros - Vitória.