04/07/2011 13h16 - Atualizado em 05/01/2017 15h01

Roberto Duarte será o regente da 'Quarta Clássica'

Na próxima quarta-feira (06), a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) se apresenta sob a regência de Roberto Duarte, mestre da Academia Brasileira de Música homenageado este ano por completar 70 anos de idade. Ele é um dos nomes mais importantes do elenco composto por 40 acadêmicos, da instituição localizada no Rio de Janeiro.  O concerto da série "Quarta Clássica", será no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, às 20 horas.

A "Quarta Clássica" tem preços populares, R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia), e os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro. O programa deste mês será bem diversificado, com obras de três compositores: um alemão, um inglês e um brasileiro.

Na abertura será executada a obra "As Hébridas, ou A Gruta de Fingal", escrita entre 1830 e 1831 pelo compositor alemão Felix Mendelssohn, inspirada na famosa gruta localizada na ilha de Staffa, na Escócia.

A seguir, será apresentado pela primeira vez em Vitória, o "Concerto para violoncelo e orquestra", do compositor inglês Edward Elgar, escrito e estreado em 1919, quando o compositor estava com 62 anos de idade. Trata-se de uma obra que reflete uma mudança de espírito do compositor, influenciada pelo final da Primeira Guerra Mundial, em uma expressão introspectiva, mais reservada e solene.

O concerto terá como peça final a "Suíte Vila Rica", escrita pelo compositor paulista Camargo Guarnieri, em 1958. Guarnieri nasceu em 1907, em Tietê, cidade do interior do Estado de São Paulo. Em 1957 aceitou a encomenda para fazer a trilha sonora para o filme "Rebelião em Vila Rica", dirigido pelos irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira.

No ano seguinte o compositor selecionou alguns trechos, incluindo a valsa e o baião, e os reuniu na forma de uma suíte, tal como será apresentada nesse concerto. É importante ressaltar que Camargo Guarnieri utilizou no filme nove melodias folclóricas, todas fornecidas pelos autores do filme. Dessas nove, apenas uma delas, conhecida como "Tim tim, oi lá lá", consta na suíte.

Saulo de Almeida Moura

O solista (foto) é outro destaque do concerto - o violoncelista carioca Saulo de Almeida Moura, um assíduo frequentador das salas de concerto, assim como das rodas de choro, e também dos clubes de jazz. Ele é capaz de tocar tanto a musica escrita como a improvisada com fluência e sensibilidade raramente encontradas hoje em dia.

Formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), e tem mestrados em violoncelo e em jazz na Florida International University (Miami), e na University of Louisville (Kentucky) respectivamente.

Saulo tem desenvolvido uma carreira sólida nos palcos tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos, da Europa e Rússia. O concerto para violoncelo de Elgar é uma das suas peças preferidas. Ele tocou a obra pela primeira vez há 10 anos, após ter conseguido o primeiro lugar no Concerto Competition da Florida International University. Atualmente Saulo DeAlmeida é o professor de violoncelo e de jazz improvisation da Campbellsville University no estado do Kentucky, Estados Unidos.

Roberto Duarte

Outro nome no concerto que merece destaque é o do maestro convidado Roberto Duarte, atual Diretor Artístico do Teatro São Pedro, em São Paulo. Natural do Rio de Janeiro, Roberto Duarte vem desenvolvendo suas intensas atividades como regente no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Sua carreira Internacional começou logo depois de ganhar o Prêmio 'Serge Koussevitzky' no Concurso Internacional de Regência do Festival Villa-Lobos no Rio de Janeiro.

Entre as principais orquestras que tem dirigido fora do Brasil estão: a Tonhalle Orchester Zürich, a Ungarische Philharmonie, a Orchestre de la Radio Suisse Romande, a Orchestra G. Enescu, a Slovak Symphony Orchestra, a Moscow Chamber Orchestra, a Bruckner-Orchester Linz, a Akron Symphony Orchestra, a Tchaikowsky Symphony Orrchestra Moscow, a Orchestra Sinfonica di Bari, entre outras.

Desde 1991 vários CDs, sob sua batuta, gravados na Europa e no Brasil, com obras de Villa-Lobos entre outros compositores, enriquecem a discografia internacional e nacional. Por todos os seus méritos recebeu da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), o prêmio de "Melhor Regente do Ano", de 1994 e 1997.

É membro da Academia Brasileira de Música, e em novembro de 1996 recebeu do Governo Brasileiro, através da Fundação Nacional das Artes (Funarte), o mais alto prêmio da Música no Brasil: o Prêmio Nacional da Música, como regente.

Série "Quarta Clássica" - com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo
Data: quarta-feira (06 de julho)
Local: Theatro Carlos Gomes
Endereço: Praça Costa Pereira, Centro - Vitória/ES