03/06/2011 08h08 - Atualizado em
05/01/2017 15h42
Revista Nós nº3 será lançada neste final de semana
A publicação veicula conteúdos colaborativos sobre a arte e a cultura jovem capixaba. O lançamento da nova edição acontece neste sábado (04/06)
Um olhar jovem sobre as expressões artístico-culturais de outros jovens é que você encontra nas páginas da revista Nós. Mantida pelo Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ), a publicação terá seu terceiro número lançado no próximo sábado, às 17h, no Centro de Treinamento Dom João Batista, na Praia do Canto, em Vitória. Cerca de 40 jovens participaram de todo o processo de concepção e produção da nova edição.
A Nós é um espaço de experimentação e promove a visibilidade dos jovens que atuam na área artístico-cultural no Espírito Santo. Foram estudantes, jornalistas, fotógrafos, designers, críticos, artistas plásticos, ilustradores que criaram o conteúdo da publicação que tem distribuição gratuita. O lançamento será a atividade de encerramento do 1º Encontrão Rede Cultura Jovem, evento que reunirá as iniciativas contempladas pelos Editais RCJ 2011.
Na nova edição, o leitor encontrará matérias sobre temas como cineclubismo, games e literatura fanfiction. A seção de críticas traz abordagens sobre assuntos como performace e animação. A entrevista de edição apresenta o perfil e a trajetória da jovem atriz Carol Areias, de Muniz Freire. A revista também traz textos literários, artigo de opinião e outros conteúdos sobre atual produção artístico-cultural das juventudes capixabas.
Produção colaborativa
A cada edição, novos colaboradores assumem as várias etapas de criação da Nós. Dessa vez, a direção de arte e a diagramação foi conduzida pelos designers Wérllen Batista, Gustavo Senna e Felipe Gomes. O trio enfrentou o desafio de lidar com contribuições de diversos colaboradores e garantir a visibilidade desses conteúdos. Felipe Gomes explica que a concepção visual da revista buscou promover um diálogo entre o virtual e o material "em uma dinâmica que aborda o urbano e a multiplicidade visual do cotidiano".
Para a ilustradora e publicitária Laíssa Gamaro, que escreveu um dos textos da edição junto com outro colaborador, o nome da revista não é à toa: "a arte de costurar, descosturar, coser e remendar é muito mais complexa do que parece! É claro que costurar coletivamente dá muito pano pra manga, mas o resultado é muito mais inovador e representativo", afirma.
Toda a pauta da revista é definida por um Conselho Editoral formado por jovens envolvidos, de alguma forma, com o fazer cultural no Estado. Alex Reblim, de Afonso Cláudio, fez parte do Conselho e conta que essa participação lhe possibilitou acompanhar desde as primeiras ideias da pauta até a publicação. "O processo de edição da Nós é bem democrático e busca valorizar e identificar as distintas manifestações da cultura juvenil", diz Alex.
A revista Nós é uma publicação do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ) - iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo em parceria com o Instituto Sincades. Após o lançamento, a Nós nº3 será disponibilizada na internet e distribuída para as escolas da rede estadual de educação, bibliotecas do Estado e parceiros do PRCJ. Não deixe de conferir o lançamento!