24/09/2010 14h26 - Atualizado em 05/01/2017 15h36

Representantes do Governo visitam as obras do Cais das Artes

O empreendimento Cais das Artes - Museu e Teatro esta sendo concretizadas em um ritmo acelerado. Os representantes do Governo do Estado foram até o canteiro da obra, localizado na Enseada do Suá, em Vitória, conferir o andamento dos serviços.

Estiveram presentes os secretários de Estado de Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato; da Cultura, Dayse Lemos; e o diretor geral do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), Pedro Firme. Eles estavam acompanhados de técnicos do Governo e da construtora Santa Bárbara.

O primeiro serviço que eles verificaram foi a execução da fundação do prédio do Teatro, o qual terá cinco pilares apoiados dentro da Baía de Vitória. A realização deste trabalho está sendo complicada, pois foi necessário utilizar uma balsa para permitir a escavação das estacas no fundo do mar.

Em seguida eles foram conferir as fundações do Museu, que terá 150 metros de comprimento em um formato que lembrará um navio. O estaqueamento do edifício já foi concluído e neste momento estão sendo executados os blocos da fundação, que é a estrutura que servirá de apoio para os pilares do prédio, além das rampas que darão acesso ao Museu.

De acordo com o diretor geral do Iopes, apesar de a obra ser complexa ela está sendo realizada conforme planejado. "Este projeto exige várias soluções de engenharia complexas, que não são utilizadas nas obras convencionais. Mas os profissionais envolvidos estão garantindo que as adversidades sejam superadas e que a obra ocorra de acordo com o planejamento", explicou Pedro Firme.

Teatro
O teatro será equipado para possibilitar usos múltiplos como concertos de música acústica ou amplificada, óperas, danças ou peças teatrais. Ele comportará 1.300 pessoas e contará com um palco de aproximadamente 600 m² e com um vão livre com mais de 25 metros de altura até o teto, o que vai permitir a utilização de diversos cenários em uma mesma apresentação.

O projeto prevê também um fosso para orquestra sob o palco, com dimensões que vão atender às exigências mundiais. O público que frequentar o teatro vai contar ainda com bar e cozinha, que terão a infraestrutura necessária para a preparação de refeições e lanches.

Museu
O projeto do museu contempla grandes salões com diversas alturas livres e diferentes tamanhos, totalizando cerca de três mil metros quadrados de área expositiva climatizada. As instalações poderão utilizar desde pequenos recintos, para obras que requerem ambientes controlados, a salões com altura livre de até 12 metros, para exposições de grande porte.

Esses salões serão amparados por uma série de espaços de serviços, que vão permitir, ainda, o desenvolvimento de pesquisas, palestras e ações educativas em geral. Completam o projeto do museu um auditório com capacidade de 225 lugares, uma biblioteca e um café.

Os dois edifícios que compõem o conjunto arquitetônico do Cais das Artes serão implantados em uma grande praça, que será uma extensão do museu e do teatro, pois ela abrigará eventos ao ar livre como exposições e até encenações.

O projeto do Cais das Artes foi concebido pelo arquiteto e urbanista capixaba Paulo Mendes da Rocha. Esta será a primeira obra dele em Vitória.

A obra está gerando 180 empregos diretos, mas este número deve subir para 600. Para a realização deste projeto, o Governo do Estado está investido R$ 115 milhões, por meio da Secretaria da Cultura. O complexo cultural está previsto para ser entregue no segundo semestre de 2011.

Assessoria de Comunicação do Iopes
Bernardo Aguirre