28/03/2011 08h24 - Atualizado em 05/01/2017 15h39

Reinaldo Santos Neves lança livro na Biblioteca Pública Estadual

Na próxima terça-feira (29), às 19 horas, o escritor capixaba Reinaldo Santos Neves lança, na Biblioteca Pública Estadual, o romance "A folha de hera: romance bilíngüe". O evento de lançamento será aberto ao público e a entrada é franca.

O autor começou a trabalhar nessa obra em 1996, como projeto de pesquisa aprovado pelo Departamento de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A partir de 2009, quando assumiu as funções de escritor residente da Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (BPES), por meio de acordo assinado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes, escolheu como uma de suas atribuições produzir a versão final do romance para fins de publicação.

Em sua proposta literária, o romance "A folha de hera" finge ser a edição brasileira do romance "The Alfield Manuscript", do autor norte-americano Alan Dorsey Stevenson, que se publica no Brasil com o texto original inglês acompanhado de tradução portuguesa. Por sua vez, o suposto romance americano finge ser a edição crítica, com introdução e notas, de um manuscrito do século XVI que contém a tradução inglesa de uma crônica francesa desaparecida.

Essa proposta abre para o leitor uma trama que se perfaz não só na história de aventuras que é o conteúdo do manuscrito medieval, mas também na história do próprio manuscrito, ou seja, de sua produção, preservação e estudo crítico.

A originalidade do projeto atraiu o interesse de estudiosos de literatura desde quando o romance ainda estava inédito, sendo o principal resultado desse interesse a tese de doutorado que a Professora Lillian DePaula, da Ufes, defendeu em 2002 na Universidade de São Paulo. Espera-se que, com a obra publicada, outros estudos possam ser desenvolvidos tanto no país como fora dele.

Este é o primeiro dos três volumes em que se divide a obra como um todo. O autor, que teve sua residência na Biblioteca Pública Estadual prolongada até o final do ano, espera concluir até lá os outros dois volumes da obra.

Serviço:

Lançamento do livro "A folha de hera: romance bilíngüe"
Data: 29 de março de 2011
Local: Biblioteca Pública Estadual