08/11/2010 07h57 - Atualizado em 05/01/2017 15h38

Projeto Sesc Dramaturgia apresenta 'Leituras Em Cena'



O Projeto "SESC Dramaturgia: Leituras em Cena" foi criado para estimular a prática de leitura de textos teatrais e divulgar textos inéditos e consagrados da dramaturgia nacional e internacional. Pretende instrumentalizar e chamar atenção de diretores e atores, para as potencialidades cênicas ou novos ângulos, desses textos. Precedendo às leituras dramatizadas, são realizadas oficinas de dramaturgia.

Para esta edição do Projeto, o SESC promoveu em setembro, durante a II Aldeia de Teatro, a Oficina "Das Dramaturgias", com o ator e diretor carioca André Gracindo. Da Oficina foram geradas as leituras dos textos do dramaturgo e ator paranaense Ivam Cabral, que serão apresentadas no mês de novembro na Escola de Teatro e Dança FAFI.


OS CANTOS DE MALDOROR

Sinopse
 
"Os Cantos de Maldoror", de Ivam Cabral, fundador da Cia.Os Satyros e diretor artístico da SP Escola de Teatro, foi escrito a partir da tradução de Cláudio Willer para a obra homônima de Charles Lautréamont. Estreou em Curitiba (PR), no Espaço do grupo Resistência, no dia 14 de agosto de 1998. O Texto descreve cenas brutais, em forma de encontros entre Maldoror e diversos seres, por vezes de violência extrema, em que a crueldade, maldade, covardia e a estupidez humana são os principais motivos. A obra original é considerada uma das obras seminais da literatura fantástica, ainda que o seu universo estranho e mórbido seja de difícil classificação.
 
Ficha Técnica:
 
Texto: Ivam Cabral
Direção: Leandro Bacellar
Operador de som e luz: Stace Mayka
 
Elenco: Allan Moscon, Dulce Fernandes, Eneidis Ribeiro, Jéssica Gasparini, Leandro Bacellar, Ruan Novelli, Vinícius Capistrano
 

A HERANÇA DO TEATRO

Ficha Técnica:

Texto: A Herança do Teatro
Autor: Ivan Cabral
Direção: Beto Fernandes
Elenco: Eneidis Ribeiro dos Santos, Charlaine Suelen Rodrigues Souza, Vinícius Aguiar Capistrano Reis, Allan Moscon Zamperini, Jéssica da Silva Gasparini, Ruan Novelli Silva, Dulcinéia Da Silva Fernandes
 
 Sinopse
 
Quanto vale o esforço para fazer o velório de um parente? A peça "A herança do teatro", de Ivan Cabral, une uma das peças mais famosas do mundo, Antígona, à história de uma simples paraibana. A tragédia escrita por Sófocles em 444 a.c. ecoa no século XXI com o drama de uma empregada doméstica que precisa de dinheiro para dar a sua filha assassinada um enterro digno. Ela foi considerada uma indigente e o prazo para resgate do corpo está acabando. Para isso a empregada e seu filho planejam um assalto à casa de seu patrão, mas este é assassinado por eles. A partir daí a peça inicia um jogo de metalinguagem levando o espectador a percorrer os bastidores do teatro tendo como base as duas histórias. O patrão da empregada doméstica é diretor teatral e dono de uma companhia que está em cartaz justamente com a peça Antígona. Nesse ambiente, a arte cênica brinca de representar as realidades do teatro e da vida demonstrando os conflitos, angústias e o lado engraçado de profissionais do teatro. Dos mais renomados aos iniciantes. Dos talentosos aos que ainda não despertaram seu verdadeiro talento numa mistura de drama e comédia na dose certa.


SERVIÇO
 
LEITURA DRAMÁTICA DO TEXTO: "OS CANTOS DE MALDOROR"
DATA: 08/11/2010

LEITURA DRAMÁTICA DO TEXTO: "A HERANÇA DO TEATRO"
DATA: 22/11/2010

LOCAL: Auditório da Escola de Teatro e Dança FAFI
Av. Jerônimo Monteiro, nº 656, Centro - Vitória - ES
HORÁRIO: 20 h
DURAÇÃO: 60 min
ENTRADA FRANCA

REALIZAÇÃO: SESC/ES
PARCERIA: Escola de Teatro e Dança FAFI - Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Vitória


Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard