21/09/2011 13h54 - Atualizado em
05/01/2017 15h45
Projeto premiado por edital da Secult valoriza cultura alemã no Estado
No próximo domingo (25), às 10 horas, o município de Domingos Martins será palco do lançamento do projeto "Baustelle", contemplado pelo edital de produção de mostra de artes visuais itinerantes (010/2011), realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).
"Baustelle" vem com a proposta de trabalhar as referências e a identidade da cultura alemã na ótica de cinco artistas de descendência germânica, e moradores de municípios capixabas de colonização alemã. As atividades irão priorizar uma construção coletiva, que se traduzirá numa intervenção artística realizada nas cidades visitadas.
Foram cinco municípios escolhidos para participar da itinerância: Domingos Martins, Pancas, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Vila Pavão. Além de preservarem muito da cultura alemã, tais cidades se encontram fora do eixo cultural da Grande Vitória, proporcionando assim o desenvolvimento de projetos artísticos em novos lugares.
Os artistas partirão de suas memórias e referências da cultura alemã, e no período de uma semana, construirão uma obra em conjunto com os moradores, propiciando um novo olhar sobre a identidade alemã em cada município e os reflexos desta identidade na vida da cidade. O processo será registrado por um artista videomaker, e os resultados serão apresentados à população na praça principal da cidade, por meio de uma projeção audiovisual.
A seleção dos artistas se deu após levantamento realizado pela curadoria, de artistas residentes no Estado com descendência alemã, e que possuiam em suas produções uma linguagem contemporânea. Os artistas escolhidos foram Julio Schmidt, Tatiana Sobreira, Monica Nitz, Gabriel Borém e Piatan Lube.
Primeira itinerância
A primeira itinerância do projeto "Baustelle" acontecerá na próxima semana, em Domingos Martins. O lançamento da ação será realizado no domingo (25), às 10 horas, na Praça Arthur Gerhardt. Com um trabalho intitulado "Jeder Tag ist ein GerschenK", que em português significa "cada dia é um presente", o artista Julio Schmidt produzirá, com moradores do município, uma grande toalha onde as pessoas assinarão seus nomes, que posteriormente serão bordados pelo artista. A captação das assinaturas será feita na semana de residência no município.
A toalha será feita de diversos módulos de peças de crochet. A escolha desse artesanato deve-se ao fato do crochet, ter sido cultura importada com os imigrantes germânicos, assim como várias outras técnicas. A apresentação do resultado do trabalho será em praça pública, em uma mesa que ligará a igreja luterana à casa da comunidade luterana. Serão dispostos também bancos nas laterais mais longas da praça.
A ideia original da toalha nasceu de uma peça, ainda hoje existente e exposta na Casa da Cultura de Domingos Martins. No aniversário de 80 anos da bisavó de Julio, Dona Margareth Ellert Schmidt, a toalha do dia da festa foi assinada pelos visitantes, e posteriormente bordada por suas vizinhas, netas de Dona Margareth. No aniversário de 90 anos foi confeccionada nova peça, que está em exposição. Assim, a ideia de construção dessa toalha é como de uma paisagem, utópica, romântica, onde as relações se tornam possíveis ligadas por essa cultura.
Serviço:
Lançamento do projeto 'Baustelle'
Data: domingo (25)
Horário: 10 horas
Município: Domingos Martins
Local: Praça Arthur Gerhardt
Informações: projetobaustelle.wordpress.com
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br