03/08/2015 10h14 - Atualizado em 05/01/2017 15h16

Projeto para tornar a BPES referência em acessibilidade

Funcionários da Biblioteca Pública do Espírito Santo e de bibliotecas públicas municipais da Grande Vitória vão participar, nesta quarta (05) e quinta-feira (06), do curso ‘Libras Básico Instrumental para  Bibliotecas’, que integra o projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas.

Esta formação atende a uma das demandas identificadas na etapa de diagnóstico do projeto, que diz respeito à formação para o trabalho nas bibliotecas em uma perspectiva inclusiva. Constatou-se que o público com deficiência auditiva e surdez frequenta pouco os espaços e atividades das bibliotecas.

A Biblioteca Pública do Espírito Santo foi contemplada como uma das dez bibliotecas do país participantes do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas.  Serão oferecidos cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A capacitação, com carga horária de 40 horas, será ministrada por instrutores surdos. Ao longo do ano o projeto vai realizar formação com oficinas, entrega de acervo acessível, tecnologia assistiva, mobilização dos atores locais que defendem os direitos das pessoas com deficiência, entre outras ações, com o objetivo de tornar os espaços de leitura referência em acessibilidade na área.

Com execução do Programa Mais Diferenças, o Projeto Acessibilidade em Bibliotecas é uma iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNPB), ligado à Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura.

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard