14/05/2014 13h17 - Atualizado em 05/01/2017 14h52

Projeto Cultura Presente encerra oficinas de capoeira neste sábado (17)

 
A capoeira pode servir como instrumento de atração e transformação sociocultural. Assim foram as Oficinas de Capoeira que aconteceram durante cinco meses percorrendo a Região Metropolitana de Vitória e no interior. Ao todo, foram ofertados trinta núcleos da prática da capoeira para cerca de 1000 participantes atendidos. O encerramento das oficinas será neste sábado (17).

A iniciativa foi realizada através de convênio por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Associação Desportiva Cultural, Social e Educacional de Capoeira e Artes Afro-Brasileira Aliança.  

O encerramento acontece às 08h30, no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão), em Vitória, e contará com a presença dos alunos dos núcleos de capoeira na Grande Vitória. Na ocasião, serão entregues os certificados para todos os participantes. 

Valores Culturais

Formar Multiplicadores socio-culturais. Esse é o objetivo do Projeto, que proporcionou treinamentos e orientações necessárias contribuindo para a boa formação da cidadania em cada aluno.

A capoeira se tornou uma das oficinas mais solicitadas e requisitadas para serem implantadas nas comunidades, em geral pela capacidade de enraizar a ação gerando vínculos e produzindo um efeito conquistador, de confiança entre a ação e seu atendido.   

Estado Presente

A proposta do Programa Estado Presente é oferecer às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade. O foco é concentrar esforços de todas as secretarias de Governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda. 

Buscando desenvolver respostas rápidas e permanentes, em parceria com municípios, ONGs e iniciativa privada, para reduzir os crescentes índices de criminalidade, na maior parte das vezes associados ao tráfico de drogas, além de democratizar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população residente em áreas de grande vulnerabilidade social. 
 
O programa já atua em 20 (vinte) áreas, nos municípios de Vila Velha, Viana, Cariacica, Vitória e Serra. Cada localidade é beneficiada com ações das secretarias de Governo, sob coordenação da Secretaria de Ações Estratégicas.

Serviço:
Encerramento das Oficinas do Núcleo de Capoeira
Horário: 08h30 
Local: Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão), Mário Cypreste, Vitória/ES.
Entrada Livre

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim/ Erika Piskac/ Márcia Almeida
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard