03/02/2011 09h00 - Atualizado em 05/01/2017 15h39

Projeto Cultura na Escola prepara novas ações para 2011





As apresentações teatrais fizeram parte do Cultura na Escola que, em 2010, beneficiou mais de 140 mil alunos.

Depois de um ano repleto de práticas culturais educativas, o projeto Cultura na Escola, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está planejando novas ações para o ano letivo de 2011. O projeto visa estimular práticas culturais e educacionais nas unidades estaduais de ensino, em parceria com museus, galerias de arte e espaços culturais, possibilitando a construção de um conhecimento reflexivo e sensível. A intenção é trabalhar com um currículo vivo, dinâmico e diversificado e oferecer ao aluno executar atividades educativas diferenciadas daquelas vividas no cotidiano escolar.

De acordo com a Gerente de Projeto Cultura na Escola, Mirtes Ângela Moreira Silva, em 2010, 142.695 alunos participaram das ações do projeto e a perspectiva é que esse ano de 2011 esse número cresça ainda mais. "Terminamos o ano de 2010 com a aprovação dos alunos, professores e diretores, por isso muitas escolas estão ansiosas para participar das ações do projeto neste ano", frisa Mirtes.

Uma das ações realizadas no último ano foi o lançamento do programa "Orquestra de Violões", por meio do qual serão entregues 500 violões para 50 escolas estaduais, sendo 10 instrumentos por escola e mais 60 para a formação de um polo da rede estadual, beneficiando três mil alunos.

"O programa é fundamental para uma formação coletiva e individual, estimula a autoestima, instiga o pensamento crítico, o trabalho em equipe, cultiva o respeito mútuo e promove a aprendizagem entre os alunos", afirmou Mirtes Ângela Moreira Silva.

Em 2011, o Projeto Cultura na Escola deve continuar  com as ações de musica com banda, coral, orquestra de violões e concertos que irão beneficiar cerca de 100 escolas. Artes cênicas que envolvem peças de teatrais e dança para alunos de 100 escolas, e ainda estimulo às artes visuais, que incluem visitas a exposições em museus, cinemas e oficinas, por meio do programa "Cinema vai a Escola", também estão em destaque. Outra novidade para este ano serão os itinerários educativos, ambientais, culturais e histórico-culturais, que estão dentro de uma proposta de educação patrimonial material e imaterial, para que os alunos conheçam e entrem em contato com a realidade cultural do Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Rovena Storch
Tels.: 27 3636-7705 / 3636- 7706/ 3636- 7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ mgsraibero@sedu.es.gov.br
Texto: Maria da Glória Sarmento Raibero


Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard