31/10/2011 11h43 - Atualizado em 05/01/2017 15h45

Programa Estado Presente promove "Mostra Audiovisual Meu Lugar"

Cerca de 80 jovens, alunos de quatro bairros da Região Metropolitana da Grande Vitória, estão retratando o lugar onde vivem por meio do audiovisual. Com idade entre 14 e 18 anos, eles participam de oficinas de iniciação audiovisual com o objetivo de produzir documentários que registram os seus olhares sobre o local em que habitam. As atividades compõem a programação da "Mostra Audiovisual Meu Lugar" que também contará com uma mostra competitiva e um circuito de exibição nas cidades participantes: Serra, Vila Velha, Cariacica e Viana.

A 'Mostra de Audiovisual Meu Lugar' faz parte do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ) - iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo em parceria com o Instituto de Ação Social e Cultural (Sincades) - e integra as ações do Programa Estado Presente do Governo do Espírito Santo. O Instituto Marlin Azul é responsável pela execução.

A primeira etapa de produção dos vídeos já está em andamento nas quatro cidades que participam da Mostra. Até o dia 26 de novembro, os sábados desses jovens serão ocupados com atividades variadas, voltadas para a realização dos documentários.

As oficinas As oficinas ocorrem nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio "Mário Gurgel", em Terra Vermelha (Vila Velha); "Maria de Novaes Pinheiro", em Vila Bethânia (Viana); "Saturnino Rangel Mauro", em Nova Rosa da Penha (Cariacica); e "Marinete de Souza Lira", em Feu Rosa (Serra).

Os alunos escolhem o tema do vídeo tendo como inspiração as suas experiências e a realidade vivida na comunidade. As oficinas permitem que os jovens entrem em contato com a linguagem e as técnicas audiovisuais, passando por todas as etapas de produção de um documentário. Além disso, o desenvolvimento da sensibilidade, expressão e a consciência crítica são estimulados a partir das atividades que envolvem desde escrever um roteiro a dirigir suas obras.

Para o aluno Charles Almeida, 18 anos, de Vila Velha, as oficinas são uma oportunidade de mostrar o olhar dos próprios moradores da cidade em que habitam. "Nós vemos muito na TV as outras pessoas falando sobre o lugar em que moramos, mas os moradores quase não têm voz. É uma maneira de dizer sobre a relação que nós temos com o nosso bairro, a nossa casa".

Estado Presente

O Programa Estado Presente é uma ação do Governo do Espírito Santo, realizada em parceria com as prefeituras municipais, e tem o objetivo de levar cidadania, segurança e opções para a melhoria de vida para os capixabas de 30 áreas de vulnerabilidade social.

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim