03/02/2010 12h34 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

Por meio de apoio financeiro, Bolsa Cultura Jovem vai qualificar jovens artistas, técnicos e pesquisadores culturais capixabas

Uma oportunidade para os jovens artistas, técnicos e pesquisadores da área artístico-cultural aperfeiçoarem e ampliarem seus respectivos campos de produção e estudo. Este é o objetivo da Bolsa Cultura Jovem, que contemplará jovens com bolsas no valor de R$500,00 e R$800,00 por um período de cinco meses. Essa ação do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ) promoverá a valorização e a visibilidade da produção artística da juventude capixaba, além de estimular a interação dos participantes.
 
Segundo o sub-secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Erlon Paschoal, essa é uma iniciativa inédita no Espírito Santo e configura um marco nas políticas de fomento à arte e à cultura no Estado. "Esta é a primeira vez que a juventude artística capixaba poderá formular propostas de financiamento a partir de seus próprios interesses. As bolsas fazem parte de um esforço que promoverá um salto no que tange à qualidade das criações e ao aperfeiçoamento desses jovens criadores, técnicos e pesquisadores", diz  o sub-secretário.

Como concorrer?

Para participar da seleção de bolsas, os candidatos devem apresentar propostas cuja finalidade seja a capacitação, a pesquisa ou a produção nas diferentes linguagens artístico-culturais, a serem executadas em um período de cinco meses. As propostas são avaliadas e selecionadas por uma Comissão de Seleção independente, especialmente constituída para esse fim.
 
A Comissão de Seleção é formada por artistas e especialistas dos campos da arte e da cultura do Estado. Para a avaliação e pertinência das propostas alguns critérios serão levados em consideração, como a viabilidade do projeto e as atividades já desenvolvidas pelo proponente.

O prazo para inscrição de projetos vai até o dia 12 de março de 2010. Os candidatos devem residir no Espírito Santo e ter idade entre 15 e 24 anos. O detalhamento sobre os prazos de seleção, formulário do projeto e atividades contempladas pela Bolsa Cultura Jovem está disponível no Portal Yah! (www.portalyah.com.br). Leia atentamente o Edital e não de participar!

 
Atividades contempladas e contrapartida

As bolsas são destinadas a jovens artistas, técnicos e pesquisadores para a realização de atividades de formação, de pesquisa e de produção.  O candidato também deverá indicar uma pessoa com experiência reconhecida na área artístico-cultural escolhida para ser seu orientador durante o período da bolsa. Essa atividade de acompanhamento e orientação será remunerada.
 

Os contemplados com a Bolsa Cultura Jovem têm o compromisso de realizar oficinas em seus municípios de origem. Todos os produtos e resultados gerados pela Bolsa Cultura Jovem serão apresentados à sociedade por meio das demais ações do PRCJ. O monitoramento dos bolsistas será feito por meio de visitas da equipe do Programa e por meio de relatórios postados no Portal Yah!.

 
O Programa Rede Cultura Jovem é uma iniciativa da  Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo em parceria com o Instituto Sincades e com a ONG Universidade para Todos. O objetivo do Programa é constituir uma rede formada por jovens que acessam e/ou produzem arte e por outros agentes culturais juvenis capixabas de modo a ampliar valorizar as diferentes linguagens artísticas como meio de expressão da juventude.

 
Programa Rede Cultura Jovem
Tel: 27-3026- 2507
E-mail: acaocultural@redeculturajovem.com.br
Site: www.potalyah.com.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard