22/05/2012 11h28 - Atualizado em 05/01/2017 14h31

Pontos de Cultura se reúnem em evento no Espírito Santo

O terceiro encontro TEIA Espírito Santo 2012, será realizado nos dias 1º e 2 de junho, no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Vitória. A TEIA, rede dos pontos de cultura do Estado, visa garantir a expressão da pluralidade brasileira na construção de uma memória presente, através das novas possibilidades de difusão e acesso à cultura.

Serão dois dias de debates, trocas de experiências e intercâmbios, com a presença da secretária da cidadania e da diversidade cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg, nos quais serão abordadas as diretrizes que fundamentam a rede de pontos de cultura do Espírito Santo. O objetivo é reunir representantes e integrantes dos pontos, pontões e pontinhos de cultura e pontos de leitura em um grande encontro.

Entre as premissas do evento estão a ruptura de hierarquias culturais e a construção de novas legitimidades no processo de transformação de um Brasil a se revelar.

Nesses dias de encontro, os participantes trocam experiências e interagem , vivenciando a cultura de todas as formas. O encontro regional dos pontos de cultura também tem a perspectiva de envolver a comunidade local, contribuindo para gerar raízes e dinamizar a produção cultural local e sua atuação em rede.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), com a Prefeitura Municipal de Vitória, a comissão nacional de pontos de cultura e com o Instituto Sincades.

Pontos de Cultura ES

A Rede Espírito Santo é constituída por trinta pontos de cultura, sendo vinte conveniados com o Governo do Estado, cinco conveniados com a Prefeitura de Vitória e cinco pontos de cultura que foram conveniados anteriormente com o Ministério da Cultura e já tiveram seus convênios expirados.

Aos pontos de cultura se juntarão os pontos de leitura, pontões e pontinhos de cultura que somam dezessete, três e cinco, respectivamente.

No Estado já foram realizadas duas TEIAS, no ano de 2008 e em 2010, com os oito Pontos de Cultura conveniados ao Ministério da Cultura (MinC). A Teia de 2012 será a maior realizada no Estado, contando com a participação de 52 pontos, pontões, pontinhos de cultura e pontos de leitura instalados no Estado do Espírito Santo.

Data: 01 e 02 de junho de 2012 (sexta e sábado)
Local: Centro de Treinamento Dom João Batista
Alameda Irmã Nieta, s/nº - Praia do Canto - Vitória-ES
centrodetreinamento@aves.org.br