19/03/2015 10h30 - Atualizado em 05/01/2017 15h13

Pianista premiado internacionalmente se apresenta no Theatro Carlos Gomes

Nos próximos dias 24, 25 e 26 de março, o Theatro Carlos Gomes, em Vitória, recebe o pianista vietnamita Dang Thai Son, vencedor de um dos concursos mais importantes para piano, o Concurso Chopin, de Varsóvia. As apresentações terão repertórios diferentes: na terça (24), integrando a série “Concertos Internacionais”, o pianista executará um recital solo com obras de Ravel e Chopin. Na quarta (25) e quinta-feira (25), sob regência do Maestro Helder Trefzger, Dang será acompanhado pela Sinfônica do Espírito Santo, com obras de Elgar, Delius e Schumann. O horário de todas as apresentações será pontualmente às 20 horas.

E ainda terá fôlego para uma apresentação especial, que fará ao lado do Maestro Helder Trefzger e da (Oses), especialmente para os alunos da Rede Pública Estadual, na quarta-feira (25) às 10h, no mesmo teatro.


Concerto da Sinfônica do ES

O programa começa com uma obra do compositor inglês Elgar, escrita em 1890, a abertura Froissart. O nome, de acordo com o maestro Helder Trefzger, é uma homenagem ao cronista do século IV, Jean Froissart.

Na sequência será apresentada uma obra de outro compositor inglês, Delius. Ainda de acordo com o maestro titular da Oses, Helder Trefzger, Brigg Fair foi composta em 1907, inspirada em uma melodia folclórica inglesa. Um outro compositor inglês, Percy Grainger escutou a melodia e, impressionado com sua beleza, fez um arranjo vocal, com solo de tenor. Posteriormente Delius ouviu esse arranjo e, inspirado pela beleza da melodia, escreveu a obra, fundamentada em variações, e que tem o subtítulo “Uma rapsódia inglesa”.

Por fim será apresentado o Concerto em lá menor de Schumann, obra escrita entre 1841 e 1845, que se firmou como um dos principais concertos para piano do repertório romântico alemão.

Solista Convidado

O vietnamita Dang Thai Son iniciou os estudos de piano com sua mãe aos cinco anos de idade. Complementou sua formação no Conservatório de Música de Hanói e, em 1977, foi admitido no célebre Conservatório Tchaikovsky de Moscou - onde estudou com Vladimir Natanson e aperfeiçoou-se com Dmitry Bashkirov.

Em 1980, recebeu o primeiro prêmio e medalha de ouro no 10° Concurso Chopin de Piano, em Varsóvia, pela interpretação das mazurcas, polonaises e do Concerto nº 2 ―uma ocasião histórica para a vida musical asiática, uma vez que se tratava do primeiro pianista do Continente a vencer o mais importante entre os grandes concursos internacionais de piano.

Apresentou-se em importantes salas de concertos como Barbican Center e Wigmore Hall em Londres, Salle Pleyel em Paris, Lincoln Center em Nova York, Concertgebouw em Amsterdã, Musikverein em Viena, Herkulessaal em Munique e Suntory Hall em Tóquio. Tocou com as filarmônicas de Leningrado, da BBC de Londres, de Helsinki, de Moscou, de Dresden, Nacional de Varsóvia; com as sinfônicas Russa, de Birmingham, Praga, ­Sydney, Estatal Húngara; com a Orquestra Mozarteum de Salzburgo e com a Staatskapelle Berlin, entre outras.

Trabalhou sob a regência de Sir Neville Marriner, Pinchas Zukerman, Dmitri Kitaenko, Mariss Janson, Pavel Kogan, Iiri Belohlavek, Claude Bardon, Jerzy Maksymiuk, Pierre Bartholomée, Hubert Soudain, John Nelson, James Loughram e Vladimir Spivakov. Como camerista, tocou com o Octeto da Filarmônica de Berlim e em duo de piano com Andrei Gavrilov. Gravou obras de Chopin para as gravadoras Deutsche Grammophon, Melodia, CBS/Sony , Polskie Nagrania Muza e Analekta. Sua trajetória foi contada no livro A pianist loved by Chopin – the Dang Thai Son Story, lançado em 2003 no Japão pela Yamaha Music Media Corporation.

 

Serviço:

Regência: Maestro Helder Trefzger

Solista: Dang Thai Son, piano

Local: Teatro Carlos Gomes

Data: 24/03, ingressos R$ 20,00 (inteira)

Data: 25 e 26/03, ingressos R$ 2,00 (inteira)

Horário: 20h

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard