25/04/2011 08h23 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

Pianista Marcelo Bratke participa da série Concertos Sinfônicos

Na quinta-feira (28), a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) receberá um convidado especial - o consagrado pianista Marcelo Bratke será o solista da série "Concertos Sinfônicos" do mês. Ele e os músicos da Ofes se apresentam sob a regência do maestro titular Helder Trefzger. O espetáculo será às 20 horas no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória. Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.

Outro destaque do concerto é a execução do "Barbeiro de Sevilha", de Giovanni Paisiello, logo na abertura da programação. Uma curiosidade é que essa obra não é tão famosa como aquela composta por Rossini, mas igualmente importante. O maestro Helder Trefzger explica que "em 1775, Beaumarchais, um autor de teatro francês, estreou sua comédia ?Le Barbier de Séville?, ou o ?Barbeiro de Sevilha?. Essa obra inspirou posteriormente três compositores: Mozart, Paisiello, e Rossini".

Ainda na programação será apresentada uma pequena obra-prima de Mozart, a "Sinfonia nº 25", escrita em 1773, sob a influência de Haydn e Vanhal. Para fechar a noite, os músicos apresentam o "Concerto para piano e orquestra nº 1", de Prokofiev, escrito entre 1911 e 1912, obra caracterizada pela exuberância de sua linha melódica.

Marcelo Bratke

Marcelo Bratke está sempre se apresentando nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo como o Carnegie Hall, o Festival de Salzburg, o Queen Elizabeth Hall, o Wigmore Hall e o Konzerthaus de Berlim.

Em 2007 criou a Camerata Brasil Vale Música, uma orquestra formada pela fusão entre jovens músicos eruditos e populares vindos de áreas desprivilegiadas da sociedade brasileira. Juntos, realizaram três grandes turnês nacionais, um concerto na Praia de Copacabana, gravaram um DVD e um CD e fizeram a sua estreia internacional com uma turnê pelo Japão.

Em 2010, Marcelo Bratke e sua Camerata foram escolhidos pelo Ministério das Relações Exteriores para representar o Brasil em uma campanha internacional de divulgação da obra de Villa-Lobos com concertos na Europa e Estados Unidos. Foi ele o músico convidado para inaugurar a nova sala de concertos de São Paulo, o Auditório Ibirapuera.

Nos próximos quatro anos, Marcelo Bratke estará a frente do projeto "Villa-Lobos Worldwide", uma campanha internacional de divulgação da música de Villa-Lobos, que inclui a gravação completa de sua obra para piano solo em oito CDs com a gravadora Britânica Quartz; bem como concertos na Europa, Estados Unidos e Ásia, e a produção de um documentário em inglês.

Série "Concertos Sinfônicos" - Temporada 2011
Data: Quinta-feira (28)
Local: Theatro Carlos Gomes
Endereço: Praça Costa Pereira, Centro - Vitória/ES
Regência: Maestro Helder Trefzger
Solo: Marcelo Bratke (piano)
Obras de: Giovanni Paisiello, Sergei Prokofiev e Mozart
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro.
Informações: (27) 3132-8396

Assessoria de Comunicação/Secult