29/05/2013 07h01 - Atualizado em 05/01/2017 14h32

Paulo Caldas com a Cia Staccato é atração do segundo dia do "Festival ES de Dança"


Mesas de debates, relatos de experiência e performances em espaços públicos e coreógrafos independentes são outros destaques da programação

A Cia de Dança Staccato, sob a direção do coreografo Paulo Caldas, será um dos destaques do segundo dia do "Festival ES de dança", nesta quinta-feira (21), no Theatro Carlos Gomes. O grupo é composto por seis bailarinos e fará a apresentação às 20h30. A entrada do espetáculo é franca, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação. Até domingo (24), serão apresentados mais de 30 espetáculos locais e nacionais, além das danças de rua nos bairros que fazem parte do Programa Estado Presente, do Governo do Espírito Santo.

Quinteto, o espetáculo da Staccato, diferentemente de obras anteriores do coreógrafo, não se remete a nada exterior aos acontecimentos da cena de dança: nenhum investimento em elementos das artes plásticas ou do cinema (que tanto marcam o percurso do coreógrafo), nenhuma narrativa insinuada, apenas corpo e o movimento.

O espetáculo integra partituras coreográficas quase separáveis como peças autônomas e nascidas de uma mesma base de pesquisa corporal. A continuidade dos fluxos característica das obras de Paulo Caldas se encontra, então, atravessada pelas diferentes soluções que cada intérprete - na diferença do seu corpo e de sua mobilidade - produz.

Quinteto tem por objeto o corpo: suas velocidades, lentidões, detenções e deformações. É o corpo em movimento, sua dramaturgia, que produz os vetores do espaço, as tensões no tempo e a arquitetura da cena.

Coreógrafos independentes

Os coreógrafos independentes entram em cena às 18 horas, no Teatro do Sesi em Jardim da Penha. Pela ordem, se apresentam Armando Luiz Aurich, com o espetáculo "Destino e Acaso"; Lilian Barbosa Cunha com "Rumos" e o espetáculo da coreógrafa Patrícia Miranda fechará a noite com "Ensaio, Experiência, Tentativa".

Dança na Rua

No período da tarde, os espetáculos vão sair dos palcos para locais públicos de Vitória. O Grupo de São Paulo, BioShock Crew, levará a dança de rua para três terminais da Região Metropolitana da Grande Vitoria: Terminal de Campo Grande, às 12 horas; Terminal de Itaparica, às 13h30 e Terminal de Cariacica às 14 horas.

Espetáculo nacional

Outro destaque da programação é o espetáculo infantojuvenil, com o Grupo Vila Dança - "Da Ponta da Língua à Ponta do Pé". Serão quatro apresentações no Teatro do Sesi, sendo a primeira na quinta-feira (21), às 8h30 e às 10h30; e na sexta-feira (22) nos mesmos horários. "Da Ponta da Língua à Ponta do Pé", é um espetáculo com toque de comédia romântica, numa ação de incentivo à apreciação artística e de educação para as artes. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo.

A história da dança é contada a partir da saga de Zé, um garoto como outro qualquer, que faz de tudo para conquistar Isadora. Por causa de sua paixão, o herói acaba descobrindo o amor e o mundo da dança.

Relatos e Debates

A primeira mesa de debate será nesta quinta-feira (21), e terá como tema "As redes Sociais e a difusão da Dança Contemporânea". Participam desse debate Alejandro Ahmed, diretor do "Grupo Cena 11 Cia de Dança", Gilsamara Moura e Ivana Esteves (Professora e Jornalista).

Paulo Caldas e Gil Mendes (coreógrafo, Bailarino e professor de dança), contarão no relato de experiência, a sua vivencia e história no mundo da dança.

Mais de 30 espetáculos de dança

Até o último dia do Festival, no domingo (24), serão mais de 30 espetáculos de dança locais, nacionais, apresentados em vários pontos de Vitória, além das danças de rua nos bairros que fazem parte do Programa Estado Presente, do Governo do Espírito Santo, mesas de debates e relatos de experiência.

Além de apresentações em locais públicos, o evento terá como sede três espaços culturais: Theatro Carlos Gomes, Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) no Centro, e Teatro do Sesi, em Jardim da Penha. Todos os espetáculos são gratuitos, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes dos espetáculos nos próprios locais das apresentações.

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com parceria do Instituto Sincades, Fundação Nacional de Artes (Funarte) e apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi-ES), Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), Itaú Cultural, Rede Tribuna, e Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).

O objetivo do festival é contribuir com a produção e discussão sobre a dança no Espírito Santo e no Brasil, possibilitando a troca de experiências, a geração de conhecimento e a integração entre os participantes do Estado com artistas, pensadores, produtores de outros locais do País. Além de fortalecer, valorizar, divulgar e incentivar a produção em dança no Espírito Santo.

 Programação

21/06/2012 - Quinta-Feira

8h30 - Grupo Vila Dança "Da ponta da língua à ponta do pé" - Teatro do SESI - Vitória.

10h30 - Grupo Vila Dança "Da ponta da língua à ponta do pé" - Teatro do SESI - Vitória.

12h - Bioshock Crew - Terminal de Campo Grande - Cariacica.

13h30 - Bioshock Crew - Terminal de Vila Velha.

15h - Relatos: Métodos de Trabalho - Teoria e Prática: Paulo Caldas e Gil Mendes - MAES - Vitória.

16h - Mesa: As redes sociais e a difusão da Dança Contemporânea - Alejandro Ahmed, Gilsamara Moura e Ivana Esteves - MAES - Vitória.

18h - Coreógrafos Independentes: Armando Aurich "Inquieto Vazio", Liliani Barbosa Cunha "Rumos", Patrícia Miranda de Azevedo "Experimento" - Teatro do SESI - Vitória.

20h30 - Paulo Caldas: Staccatto Cia. de Dança "Quinteto" - Theatro Carlos Gomes - Vitória.

 
22/06/2012 - Sexta-feira


8h30 Grupo Vila Dança "Da ponta da língua à ponta do pé" - Teatro do SESI - Vitória.

9h30 - Cultura Presente - Grupo Vila Velha Force e Break e Marcelinho Back Spin Crew - Casa do Hip Hop (SP) - IASES - Cariacica.

10h Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Vila Velha - Praça Duque de Caxias.

10h30 Grupo Vila Dança "Da ponta da língua à ponta do pé" - Teatro do SESI - Vitória.

12h30 - Cultura Presente - Grupo Bioshock Crew e Marcelinho Back Spin Crew - Casa do Hip Hop (SP) - Nova Rosa da Penha - Cariacica.

15h - Relatos: Métodos de trabalho - teoria e prática: Marcelo Ferreira e Sueli Machado - MAES - Vitória.

16h - Mesa: Dança na rua - Significados e reflexões na contemporaneidade: Cristina Castro, Marcelo Gomes (CUFA) e Marcelinho Back Spin - MAES - Vitória.

17h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Praça da Cidade - Serra.

18h30 - Grupo Z de Teatro  "Insone" - Theatro Carlos Gomes.

20h Grupo Focus  "As canções que você dançou para mim" - Teatro Rubem Braga - Cachoeiro de Itapemirim.

20h30 - Valeska Gonçalves "Nega Lilu" e Cias. Locais: Cia. In Pares "Inumeráveis estados do ser", Cia. de Teatro Urgente "Via Sacra", Cia. Enki de Dança Primitiva Contemporânea "Conexões" - Theatro Carlos Gomes - Vitória.

 
23/06/2012 - Sábado


10h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Cariacica - Praça Expedito Garcia.

10h30 - Cultura Presente: Grupo Vila Velha Force e Break e Marcelinho Back Spin Crew - Casa do Hip Hop (SP) - Terra Vermelha - Vila Velha.

15h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Jacaraípe - Praça Encontro das Águas.

15h - Relatos: Dança de Rua - Marcelinho Back Spin e Alex do B. Boys - MAES - Vitória.

16h - Mesa: Perspectivas da dança contemporânea: Inês Bogea, Fabiano Carneiro e Flávia Dalla Bernadina - MAES - Vitória.

16h30 - Cultura Presente - Grupo Bioshock Crew e Marcelinho Back Spin - Casa do Hip Hop (SP) - Vila Bethânia - Viana.

17h - Flash Mob. Coreógrafa Yuriê - Praia de Camburi - Vitória.

20h30 - SP Cia de Dança "101" e Cias. Locais: Homem Cia. de Dança Contemporânea "A distância entre uma esquina e outra", Cia. de Dança Mitzi Marzzuti "Traduzir-se". Theatro Carlos Gomes - Vitória.

 
24/06/2012 - Domingo

10h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Parque Pedra da Cebola - Vitória.

10h - Cultura Presente - Atos Crew, Ultimate B. Boys e Marcelinho Back Spin Crew - Casa do Hip Hop (SP) - Praça D. João Batista - Ilha das Caieiras - São Pedro - Vitória.

11h30 - Cultura Presente - Grupo Vitória Break, Face da Luz Break e Marcelinho Back Spin Crew - Casa do Hip Hop (SP) - Praça Central - Feu Rosa - Serra.

15h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Parque Barreiros - Vitória.

20h30 Grupo Focus "As canções que você dançou para mim" - Theatro Carlos Gomes - Vitória.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Secult

Paula Norbim

3636 7110

comunicacao@secult.es.gov.br

www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard