Menu

SECULT Secretaria da Cultura

SECULT - Secretaria da Cultura

Patrimônio, memória e identidade são temas da 6ª Imersão Conectada

Publicado em: 19/05/2026 15h41 - Atualizado em: 19/05/2026 15h44

A Midiateca Capixaba realiza, na próxima sexta-feira (22), a 6ª Imersão Conectada, com o tema “Meu Lugar, Minha Memória — Saberes e Olhares sobre Patrimônio, Território e Identidade”. O encontro gratuito acontece das 9h às 17h, no HUB ES+, em Vitória, e irá reunir jovens, pesquisadores, educadores, agentes culturais e pessoas interessadas em refletir sobre memória, pertencimento e cultura no Espírito Santo.

A proposta da imersão é criar um espaço de troca sobre as histórias, vivências e patrimônios que fazem parte da identidade das comunidades capixabas. Mais do que um debate acadêmico, o evento busca aproximar diferentes experiências e mostrar como a memória está presente no cotidiano, nos territórios e nas manifestações culturais.

A programação da manhã será dedicada à roda de conversa “Memória, Patrimônio e Pertencimento: Reflexões sobre o lugar e a identidade”, com participação da turma do Juventudes Conectadas e do turismólogo Luciano Andrade. Durante o encontro, os jovens vão compartilhar suas experiências dentro do projeto e apresentar as curadorias e pesquisas desenvolvidas na Midiateca Capixaba a partir de temas como a cultura negra no Espírito Santo, as bandas de congo, o Carnaval Capixaba, a história do Sambão do Povo e o audiovisual capixaba.

Além de falar sobre os processos de pesquisa e descoberta de arquivos na plataforma, os participantes também irão mostrar como a Midiateca pode ser utilizada por qualquer pessoa interessada em acessar registros históricos, memórias e documentos sobre o Espírito Santo.

No período da tarde, a roda de conversa “Territórios de Memória: Educação, Cultura e Direitos Culturais” vai reunir a Supervisora da pesquisa Midiateca Capixaba Conectando, Bruna Bolonha, e representantes do projeto “Memória em 16mm”, da Rede Gazeta, e do Juventudes Conectadas. O debate vai abordar iniciativas de preservação da memória e refletir sobre o papel da cultura, da educação e das políticas públicas no fortalecimento dos direitos culturais e no acesso aos acervos.

Ao longo do evento, serão apresentados projetos e experiências que fazem parte da Midiateca Capixaba, mostrando como a plataforma vem conectando instituições, escolas, pesquisadores e comunidades por meio da preservação e circulação da memória capixaba

Juventudes Conectadas 

O Juventudes Conectadas é uma iniciativa vinculada à pesquisa Midiateca Capixaba Conectando 2.0 que selecionou jovens de diferentes territórios do Estado para participar de atividades formativas voltadas à memória, patrimônio cultural, comunicação e audiovisual. O projeto busca valorizar o papel das juventudes na preservação e difusão da memória coletiva capixaba, aproximando os participantes de acervos culturais, espaços de arte e processos de pesquisa desenvolvidos pela Midiateca Capixaba. Ao longo da formação, os jovens participam de mentorias, visitas, produções audiovisuais e ações de comunicação, contribuindo diretamente para a construção de conteúdo, curadorias e registros ligados às histórias e identidades dos territórios onde vivem.

Confira a programação:

9h às 12h – Roda de Conversa: Memória, Patrimônio e Pertencimento: Reflexões sobre o lugar e a identidade

14h às 16h – Roda de Conversa: Territórios de Memória: Educação, Cultura e Direitos Culturais

 

Mais informações em:

Instagram: @midiatecacapixaba

 

Serviço:

6ª Imersão Conectada “Meu Lugar, Minha Memória — Saberes e Olhares sobre Patrimônio, Território e Identidade”

Data: 22/05 (sexta-feira)

Horário: 9h às 17h

Local: HUB ES+ | Praça Costa Pereira, 30 - Centro de Vitória

Entrada gratuita 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br