14/10/2011 07h25 - Atualizado em 05/01/2017 15h46

Palestra gratuita debate vida e obra de Modigliani na segunda-feira (17)

VITÓRIA, 14 DE OUTUBRO DE 2011 - A vida e obra de Amedeo Modigliani serão tema de uma palestra dirigida a educadores na próxima segunda-feira (17), às 14h30min, no Palácio Anchieta. O objetivo é preparar esses profissionais para que a exposição "Modigliani - Imagens de uma vida" seja utilizada em atividades multidisciplinares. O treinamento será dado por Olivio Guedes, diretor do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE).

Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail com nome, CPF e contatos (e-mail e telefone) para o e-mail rspv@premium.srv.br. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas. Todos receberão uma resposta com a confirmação da inscrição e demais informações.

O encontro é uma oportunidade de compreender o contexto histórico em que viveu Modigliani, aspectos de sua personalidade e a importância da arte italiana. Os participantes vão aprender sobre cada uma das peças expostas, sua importância e história.

Modigliani - Imagens de uma vida

A abertura oficial da exposição "Modigliani - Imagens de uma vida" está marcada para terça-feira (18), no Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta. A entrada é franca. A mostra conta com 188 obras, entre elas, 12 pinturas em óleo originais e cinco esculturas em bronze, além de pinturas de outros artistas de sua época, fotografias, documentos, desenhos, telas de amigos e filmes.

A mostra percorre a intensa vida parisiense de Amedeo Modigliani e de seus amigos, entre 1906 e 1920, pretendendo assim, mostrar como depois de Toscana, Firenze e Veneza, Paris foi uma escolha inevitável. Esta cidade lhe permitiu estreitar relações com as personalidades mais famosas daquela época - de quem pintou retratos - e realizar o seu sonho.

A obra de Modigliani e de seus amigos serão apresentadas não só cronologicamente, mas também por aproximação temática, como o período dito juvenil - as modelos e amantes que se identificam com as fotos e os retratos do artista - e os anos dedicados à escultura.

A mostra será realizada pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e Educação (Sedu) e Momento Itália Brasil, fato que confirma o comprometimento da atual gestão com a disseminação da cultura para a população capixaba de forma gratuita. Tem como parceiro o Instituto Sincades, e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, Jornal A Gazeta, e Centro Educacional Leonardo Da Vinci. A curadoria é do Museu a Céu Aberto e Modigliani Institut Archives Légales, e organização da Premium Marketing Promocional.

Palestra para educadores

Data: Segunda-feira (17)
Horário: 14h30min
Local: Palácio Anchieta
Público: Interessados em arte e educadores
Inscrições: interessados devem enviar um e-mail com nome, CPF e contatos (e-mail e telefone) para o e-mail rspv@premium.srv.br.
Participação gratuita. Vagas limitadas.

Exposição "Modigliani - Imagens de uma vida"

Período: 18 de outubro a 18 de dezembro de 2011
Horário: De terça a sexta-feira - das 9 às 17 horas.
Sábado: das 10 às 17 horas
Domingo: das 10 às 16 horas