18/10/2011 08h46 - Atualizado em
05/01/2017 15h04
Palestra debate arte gráfica da revista "Vida Capichaba" nesta quinta-feira (20)
VITÓRIA, 18 DE OUTUBRO DE 2011 - A Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES) promove, nesta quinta-feira (20), às 19 horas, a palestra "A pesquisa gráfica da Revista Vida Capichaba", com Heliana Soneghet Pacheco (foto), designer e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A entrada é franca.
Heliana está coordenando uma pesquisa gráfica da revista que influenciou e modelou ideias e valores da sociedade capixaba entre o período de 1923 e 1957. Esse trabalho está inserido no "Projeto 100 anos em Revista", realizado pelo Núcleo de Identidade Gráfica Capixaba (Nigráfica). O grupo de pesquisa do departamento de Desenho Industrial da Ufes é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisado Espírito Santo (Fapes).
A pesquisa irá decodificar e interpretar os signos do periódico a fim de explorar e compreender como se constituem os elementos de identidade gráfica da revista. Tem também como objetivo identificar aspectos da cultura visual capixaba, além de colaborar com a memória gráfica do Estado e do Brasil.
A revista "Vida Capichaba" oferecia assuntos literários atrelados a notícias e ao colunismo social. Apesar de ser voltada para toda a população de Vitória, tratava, em especial, das peculiaridades de uma elite social.
Durante os anos que ficou em circulação, a revista se tornou um importante instrumento para conhecer a história da época. Além disso, a revista agradava aos leitores e os estudiosos pela simples, mas caprichosa, arte gráfica.
Importantes escritores capixabas da primeira metade do século XX colaboraram na publicação, entre eles Mário Freire, Eurípedes Queiroz do Vale, Eugênio Sette, Guilherme Santos Neves, Renato Pacheco, além de cronistas veteranos como Eugênio Sette e então iniciantes como Ivan Borgo e José Carlos Oliveira.
Serviço
Palestra "A pesquisa gráfica da Revista Vida Capichaba" - apresentação de Heliana Soneghet Pacheco
Data: quinta-feira (20)
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo
Endereço: Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá - Vitória
Entrada franca
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636-7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br