12/03/2014 10h05 - Atualizado em 05/01/2017 14h32

Palácio Anchieta recebe exposição de Francisco Seibel


Mostra conta por meio de fotografias história da Cultura Pomerana
 

O Palácio Anchieta, no Cidade Alta, abre suas portas no dia 25 de março para a mostra "Francisco Seibel - Um fotógrafo rural do Espírito Santo". Com a curadoria de Paulo de Barros, a exposição conta com um conjunto de fotografias que forma o maior acervo iconográfico em negativos de vidro do estado. O vernissage começa às 19 horas e a entrada é franca. A mostra é uma parceria da Secult com o Instituto Sincades.
 
Serão expostas 119 imagens em tamanhos variados, selecionadas entre quatro mil. Todas são em preto e branco, impressas em papel de fibra de algodão profissional cotton 305 gramas.
 
O acervo de negativos de vidro do fotógrafo Francisco Seibel foi encontrado em 2001, após mais de 30 anos de armazenamento precário. "Um projeto contemplado em um dos editais da Secretaria da Cultura (Secult) permitiu a conservação e catalogação de mais de milhares de negativos", explica o curador da exposição, Paulo de Barros. Ele conta ainda que a reprodução dos originais está em alta qualidade, conservando todos os detalhes do documento original.
 
Para o secretário de Cultura Maurício Silva, a qualidade das obras impressiona e demonstra a preocupação da Secult, na atual gestão, em desenvolver um trabalho de real qualidade técnica. "As imagens atraem pela alta precisão de detalhes, tonalidades e contrastes bem feitos, apresentando uma atmosfera de uma época e de um povo de nosso próprio território geográfico e afetivo", afirma.
 
A exposição "Francisco Seibel: um fotógrafo rural do Espírito Santo" procura criar um encontro especial da população capixaba e demais visitantes com imagens produzidas entre os anos de 1930 e 1960, por um só fotógrafo, tendo como conteúdo uma temática diretamente ligada à identidade cultural do Estado do Espírito Santo: a cultura rural pomerana e suas tradições.
 
Sobre Francisco Seibel
 
Seibel registrou o universo da comunidade pomerana por mais de três décadas. O interesse pela fotografia surgiu, principalmente, graças ao seu espírito inventivo e curioso. Eram famosas as suas brincadeiras utilizando técnicas de montagem fotográfica para criar imagens e histórias, principalmente de mortos, que assuntavam e encantavam as pessoas da região.

Serviço:

Exposição: "Francisco Seibel - Um fotógrafo rural do Espírito Santo"
Abertura da Exposição: 19 horas
Período de visitação: 25 de março a 4 de maio
Horário e dias de funcionamento: De terça a sexta-feira - das 09h às 17 horas; Sábado, Domingo e Feriados - das 09h às 16 horas.
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta - Centro de Vitória
Entrada gratuita
Agendamento para grupos:
Pelo telefone: (27) 3636-1032 - (27) 3636-1048
Email: agendamento@palacioanchieta.es.gov.br
Mais informações: 3315-7071

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Erika Piskac/ Paula Norbim/ Marcia Almeida
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701
comunicacao.secult.es@gmail.com
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br






Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard