31/01/2011 10h03 - Atualizado em
05/01/2017 15h39
'Paisagens do Corpo' e 'Atemporais' abrem calendário de exposições na Galeria Homero Massena
A Galeria Homero Massena abre as portas no próximo dia 10, às 19 horas, para a exposição conjunta "Paisagens de Corpo", de Fagner Chaves, e "Atemporais", de Clarice Helmer. As mostras inauguram a temporada do espaço cultural, definida por meio de edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que seleciona propostas na área das artes visuais. Logo após a abertura, haverá um bate papo com os artistas.
Em "Atemporais", Clarice Helmer apresenta suas pinturas de natureza intimista, e que apesar da rápida sugestão de aspectos figurativos, trata-se de um trabalho expressivo e não ilustrativo. Seu processo de feitura dá-se de forma intuitiva. Sem um tema exterior, as composições partem de certas questões da própria pintura, como as características da tinta e do suporte.
Já os trabalhos de Fagner Chaves trazem sua pesquisa plástica das possibilidades de representação do corpo humano, em especial o feminino. Intitulada de "Paisagens do Corpo", a série apresenta desenhos executados sobre papel, e com variados materiais como lápis, nanquim, aquarela e pigmento de café. Formalmente, há a busca pela liberdade do traço, seguindo um percurso que, ora sugere a anatomia humana, ora para novas formas.
As obras destes dois artistas dialogam tanto nas semelhanças quanto nas diferenças. Se a oposição ocorre pelo lirismo abstrato de Clarice Helmer, frente à figuração de Fagner Chaves, o encontro acontece pelo uso das cores e do fruir na condução das formas. A mostra ficará em cartaz até o dia 18 de março, e a entrada é franca.
Os artistas
Clarice Helmer cursa o bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Em 2007, participou da mostra competitiva de vídeos do "Terceiro Festival Nacional de Vídeos Universitários - REC", em Vitória, com o vídeo "Caixa Postal".
Participou de exposições coletivas na Ufes e, em 2010, realizou sua primeira mostra individual na Galeria Sigla, onde mostrou sua pesquisa em pintura. No mesmo ano, participou do projeto coletivo "Trampolim", com a performance "Indumentária para dias de medo".
Fagner Chaves é graduado em Artes Plásticas pela Ufes. Há dois anos vem produzindo desenhos que exploram as possibilidades de representação do corpo humano. O artista vai exibir pela primeira vez suas obras na Galeria Homero Massena.
Clarice e Fagner eram colegas de sala no curso de Artes Plásticas da Ufes, e inscreveram projetos individuais para o edital de ocupação de 2011 na Galeria Homero Massena. A proposta para uma exposição conjunta partiu da Comissão Julgadora do processo de seleção, e foi prontamente aceita pelos artistas, pelo fato de já se conhecerem, e admirarem o trabalho um do outro.
Serviço
Exposição "Paisagens de Corpo" e "Atemporais"
- Abertura: Quinta-feira (10)
- Horário: 19 horas
- Local: Galeria Homero Massena
- Endereço: Rua Pedro Palácios, 99 - Cidade Alta - Vitória/ES
- Visitação: 10 de fevereiro a 18 de março de 2011
De segunda a sexta-feira das 10 às 18 horas
- Entrada franca
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto: Simony Fadini
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.twitter.com/secult
www.secult.es.gov.br